A Fiscalização de Posturas da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, com acompanhamento da Guarda Civil Municipal e da Policia Militar, realizou, nesta segunda-feira (23/03) operação de fiscalização para cumprimento do decreto nº 26, assinado no último sábado pelo prefeito Cláudio Chumbinho, que ordenou o fechamento de estabelecimentos comerciais que não prestam serviços essenciais. Até às 16 horas, foram fechados, sem resistência dos comerciantes, 15 estabelecimentos.
Embora até a data de hoje o município não ter nenhum caso confirmado de coronavírus, a medida integra o conjunto de ações preventivas do município frente à pandemia do Covid-19. A fiscalização ocorreu nos bairros Centro, São João, Campo Redondo e Fluminense.
De acordo com o chefe em exercício da Fiscalização de Posturas, Lucas Azevedo, a orientação recebida e repassada aos comerciantes é para que eles mantenham seus estabelecimentos fechados por 15 dias e que não insistam, pois poderão sofrer penalidades.
“No caso de reincidência, o estabelecimento poderá ter o alvará cassado e responder processo administrativo. Estamos orientando para que todos cumpram o decreto, pois o momento requer a colaboração da população” explicou Lucas.
A secretária de Ordem Pública, Leila Neves, que acompanhou a operação, explicou o papel da Guarda Civil Municipal na garantia do cumprimento do decreto.
“Estamos aqui para garantir o cumprimento do decreto e o trabalho da equipe de Postura, com o apoio indispensável da Polícia Militar” afirmou.
A professora Regina Gouveia parabenizou o trabalho da equipe e o decreto municipal, pois o momento é de prevenção, para que não aconteça o pior. “Tem muita gente que não está levando isso a sério, mas a situação é grave e aqui ainda temos tempo de evitar o pior. O prefeito está certo com essas medidas” disse.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reitera a importância de que todos fiquem em casa neste momento, para evitar a disseminação do vírus e a sobrecarga no sistema de Saúde.