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Prefeitura aldeense investe em modernização para desburocratizar serviços administrativos

Município de São Pedro da Aldeia encerra 2022 melhorando o acesso de cidadãos a serviços digitais
Desburocratizar serviços administrativos

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia avançou mais um passo na desburocratização de serviços administrativos no ano de 2022, com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e garantir mais eficiência no trabalho realizado. Com a chegada do Pedrinho, um atendente virtual e inteligente, os moradores, contribuintes e servidores municipais não precisam mais se deslocar até a sede da Prefeitura para ter acesso a demandas administrativas. Seja por meio do WhatsApp, do Telegram ou do site oficial, a informação desejada ficou apenas a poucos cliques de distância. 

Implementado pela atual gestão, o Pedrinho atende pelos aplicativos de mensagens instantâneas no número (22) 99776 0633 e por um chat no site oficial (www.pmspa.rj.gov.br), recebendo mensagens de texto, áudio e imagens. Lançado em 1º de novembro deste ano, o atendente virtual já recebeu 54.404 mensagens. O WhatsApp foi o canal de comunicação mais utilizado pelo cidadão, com 32.006 mensagens; seguido pelo chatweb, com 15.080. O Telegram ficou em terceiro lugar na escolha do público, com 7.318 mensagens recebidas.

O prefeito Fábio do Pastel reforça que uma das metas é modernizar, cada vez mais, os sistemas adotados no município de forma a facilitar o atendimento e o acesso do cidadão aos serviços oferecidos. “Para termos um governo ainda mais eficiente, precisamos aliar nosso trabalho à tecnologia. Desburocratizar os serviços que podem ser realizados via internet  também resulta em mais transparência das nossas ações, agilidade e economia de recursos, além de facilitar a vida do nosso morador, contribuinte e servidor”, afirmou. 

Ao investir em modernização para desburocratizar o acesso a serviços administrativos, o governo do prefeito Fábio do Pastel busca melhorar as condições de acesso dos cidadãos aos serviços digitais da Prefeitura e a outras informações. Além disso, a medida também representa uma prática sustentável por diminuir a utilização de papel. O Pedrinho facilitou, ainda, o acesso da população às informações disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura aldeense. 

O cidadão pode solicitar ao Pedrinho a segunda via do IPTU, ajuda com alvará, extrato de dívidas, certidões diversas, ISS autônomo, consulta a documentos protocolados, número de CEP e informações sobre linhas de ônibus, entre outros serviços administrativos. Já os servidores podem ter acesso aos contracheques, informes de rendimento, cadastro funcional e ficha financeira.

Um dos destaques da ferramenta é a compreensão de dados por meio de fotos. Dessa forma é possível, por exemplo, fazer uma solicitação de IPTU ou de contracheque a partir de uma foto do documento anterior. O recebimento de mensagens de voz visa facilitar o atendimento a pessoas com diferentes necessidades. 

Para ter acesso aos serviços, é necessário cadastrar o número de telefone e aceitar o termo de uso que é enviado durante o primeiro contato com o servidor público virtual. O Pedrinho apresenta opções de atendimento para o cidadão e/ou contribuinte, fornecedor da Prefeitura e servidor público, além de informações turísticas, dados de saúde e transparência, entre outros.

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