Prefeitura aldeense participa de encontro estadual sobre Pontos de Cultura

Evento marcou o lançamento do “Rede Cultura Viva RJ” destinado ao mapeamento de Pontos de Cultura do estado

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia marcou presença no encontro estadual com representantes de Pontos de Cultura do Rio de Janeiro. O evento foi marcado pelo lançamento da plataforma “Rede Cultura Viva RJ”, destinada ao mapeamento e coleta de informações sobre os coletivos e instituições. A iniciativa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas efetivas voltadas à área. O encontro aconteceu na capital fluminense e foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ).

Representando o secretário de Cultura, Thiago Marques, a assessora técnica, Josephane Lima, compareceu ao encontro. “Participar de eventos como esse é fundamental para que possamos nos manter atualizados e alinhados com a gestão estadual e, dessa forma, estarmos cientes dos programas e projetos que são importantes para o nosso setor cultural”, comentou.

O Mapeamento, promovido pela Assessoria de Cultura e Sociedade, consiste no diagnóstico das situações atuais dos integrantes da Rede Cultura Viva – RJ, que engloba todos os Pontos de Cultura cadastrados. O levantamento destina-se a toda instituição ou coletivo estabelecidos, obrigatoriamente, no Estado do Rio de Janeiro, já certificadas, e que compõem a Rede Cultura Viva. O Mapeamento já está aberto e pode ser acessado no link http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/.

A iniciativa faz parte das celebrações dos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva. A aproximação com as instituições visa, também, migrar a Rede para a plataforma Desenvolve Cultura, facilitando a coleta de dados para a criação de editais e outros tipos de mecanismos de fomento.

O evento também contou com bate-papo com agentes culturais, debate sobre as metas da Secec-RJ, explicações sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Sistema Desenvolve Cultura.