A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está preparando uma programação especial em prol do Agosto Lilás, o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento contará com workshop do Programa Empoderadas, do Governo do Estado, ações de autocuidado, sorteio de brindes, remada, apresentação do Ballet Municipal e caminhada de conscientização. A ação será no dia 12 de agosto, a partir das 8h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. O objetivo é fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher no município aldeense. O evento conta com apoio das Secretarias de Cultura e de Esportes e Lazer, além da ACIASPA, por meio da Liderança Feminina.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “O objetivo desta ação é dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra a mulher, lembrando que a porta de entrada para os atendimentos no município é o CREAS e, agora, com o apoio da Patrulha Maria da Penha”, comentou.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, destacou a importância do evento. “A Campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de unir forças, compartilhar histórias e destacar a importância de erradicar a violência contra a mulher. Contamos com a presença e o apoio de todos para tornar esse evento um momento de reflexão, sensibilização e mobilização, buscando construir uma sociedade mais justa e segura para todas. Vamos caminhar juntos contra a violência doméstica e fortalecer essa causa. Esperamos todos no dia 12 de agosto”, destacou.
Um dos grandes destaques do evento será a participação do Projeto Empoderadas, com um workshop. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que busca ensinar técnicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A programação também contará com orientações da equipe técnica do Bolsa Família e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e verificação de glicose, entre outros.
A organização da Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher solicita aos interessados em participar do evento que compareçam de blusa branca, se possível. É importante destacar que todos os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos irão realizar ações voltadas para o Agosto Lilás durante todo o mês.