A atuação conjunta de setores municipais para combater a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, foi tema de reunião em São Pedro da Aldeia. A Comissão Municipal de Enfrentamento às Arboviroses se reuniu mais uma vez para debater ações preventivas. Integram a comissão, representantes da Secretaria de Saúde, Educação e Governo, além da UPA pediátrica.
Os participantes aproveitaram a oportunidade para debater as ações já realizadas de combate e prevenção de doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos, como mosquitos, aranhas e carrapatos. Durante as discussões, foi reforçada a necessidade de atuação conjunta entre diversas Secretarias Municipais para impedir a proliferação do aedes aegypti, como, por exemplo, a limpeza de córregos, canais e terrenos, com acompanhamento da equipe de monitoramento de vetores da Vigilância Ambiental.
A pauta destacou, ainda, a importância do reforço das campanhas de conscientização da população sobre a importância das ações simples, pelo menos uma vez por semana, como as de verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem fechadas e manter a limpeza de quintais.