A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a campanha “É Hora de Priorizar a Saúde!” nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. A ação, promovida entre os meses de outubro e novembro, foi desenvolvida pela Coordenação de Educação Preventiva em parceria com a Coordenação de Orientação Educacional, em alusão às campanhas nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul.
As atividades foram realizadas nas escolas por meio de palestras que abordaram temas como a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além dos cuidados relacionados à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. O objetivo foi ampliar a conscientização, combater tabus e orientar os estudantes sobre práticas de autocuidado e proteção à saúde.




A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “A educação vai muito além da sala de aula: ela também é cuidado, prevenção e promoção da vida. As ações do Outubro Rosa e Novembro Azul realizadas nas nossas EJAs noturnas são um exemplo de como a escola pode ser um espaço de informação e conscientização. Quero parabenizar a Coordenação de Educação Preventiva e a Coordenação de Orientação Educacional pela organização e dedicação, agradecer à equipe da unidade escolar pelo apoio e parabenizar os alunos da EJA pela participação ativa. Juntos, estamos fortalecendo a cultura da saúde e mostrando que aprender também é cuidar de si e do outro”, disse.




“Poder abrir esse espaço na escola é crucial para a educação em saúde integral dos alunos, promovendo conscientização, prevenção e quebra de tabus sobre o câncer de mama e de próstata. As campanhas ajudam a empoderar os jovens para cuidarem de si e apoiarem seus familiares, além de incentivarem hábitos saudáveis e a participação da comunidade escolar em ações de conscientização e apoio”, comentou a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa.
Durante os encontros, os alunos compartilharam experiências familiares e ressaltaram a importância de superar preconceitos, especialmente entre os homens, que ainda demonstram maior resistência à busca por informação e acompanhamento médico. A ação reforçou o compromisso da rede municipal com a promoção da saúde e educação preventiva.
