A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, nesta sexta-feira (06/06), a capacitação “Visando o fortalecimento da primeira e segunda linhas de defesa nas análises de liquidação da despesa”. A iniciativa foi promovida pela Controladoria-geral do Município com o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos dos servidores municipais, contribuindo para a transparência e eficiência da gestão pública. A formação foi realizada no auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, no Centro.
A controladora-geral, Danielle Prudente, e a subcontroladora-geral, Vivian Machado, conduziram a capacitação para os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e de Fazenda. “Essa capacitação é mais voltada para os fiscais de contratos, para os responsáveis pela liquidação da despesa, os gestores da pasta e as pessoas que estão ali como revisores do fluxo dos processos administrativos, que dão apoio ao gestor efetuando a revisão dos processos, e para os agentes de controle. A nossa proposta é realizar essa capacitação com os outros setores da Prefeitura e aprimorar todo esse processo”, afirmou Danielle.



Durante a capacitação, foram discutidos aspectos fundamentais da liquidação da despesa, como a verificação da conformidade dos bens e serviços entregues com as exigências contratuais, notas fiscais e demais documentos comprobatórios. Também foram analisadas falhas comuns nos processos administrativos e propostas soluções para qualificar a atuação dos agentes públicos envolvidos. Os servidores participaram, ainda, de uma dinâmica e esclareceram eventuais dúvidas.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães, destaca que a capacitação ajudará os fiscais da pasta a realizar o trabalho com maior responsabilidade e aprimoramento. “Nós, da Secretaria, estávamos ansiosos para esta capacitação, pois evoluir o nosso conhecimento é sempre importante. Queremos executar um bom trabalho, com responsabilidade, e dominar esse assunto é fundamental”, declarou.