A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil, pertencente à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER). A iniciativa tem como objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos bovinos por meio da inseminação artificial.
Estiveram presentes na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o prefeito Fábio do Pastel, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, e o presidente da CONAFER, Carlos Roberto Lopes.
De acordo com o secretário Thiago Ribeiro, a iniciativa irá beneficiar a agricultura e a zona rural de São Pedro da Aldeia. “Os produtores rurais serão muito beneficiados com esse programa, que será completamente gratuito.O principal objetivo é melhorar geneticamente os gados leiteiros e de corte. A única responsabilidade do pecuarista é atender aos requisitos do programa”, afirmou.
Os pecuaristas interessados em participar do programa Mais Pecuária Brasil podem preencher o pré-cadastro no link (clique aqui para acessar o formulário) ou comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, localizada na Rodovia Amaral Peixoto km 107 s/n, atrás do Horto Escola, no bairro do Balneário.
Após o pré-cadastro, os pecuaristas receberão a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura para avaliação da propriedade e dos animais quanto às condições mínimas exigidas para participação no programa, assim como documentos necessários para efetivação do cadastro após a anuência da CONAFER.
SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA
O programa Mais Pecuária Brasil já chegou a mais de 2,7 mil municípios pelo país e tem o principal intuito de inseminar os animais dos pecuaristas cadastrados. Para isso, um técnico da CONAFER comparecerá ao município em datas programadas. Com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, o profissional irá visitar as propriedades contempladas para realização das inseminações e, posteriormente, a detecção das gravidezes. Vale destacar que o programa não tem custo para o pecuarista. No entanto, fica sob a responsabilidade dele a manutenção das condições nutricionais e sanitárias de seus animais.
DO QUE SE TRATA A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POR TEMPO FIXO (IATF)?
Diferente da inseminação convencional, a IATF não depende da observação dos cios, uma vez que envolve a sincronização da ovulação das fêmeas. Com essa modalidade, é possível que o pecuarista insemine um grande número de animais por dia. Além disso, a técnica ajuda no planejamento da propriedade, pois, há a possibilidade de estabelecer calendários de inseminações e nascimentos que se ajustam melhor às metas e características.