A Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta sexta-feira (29/11), kits de armamento não-letal, que incluem spray de pimenta, lançadores e sparks/armas de choque. A entrega foi feita pelo prefeito Fábio do Pastel, acompanhado do secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, o secretário adjunto da pasta, José Renato Alves, e o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Leandro Oliveira.
Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel parabenizou a Secretaria de Segurança e Ordem Pública pela aquisição. “Parabenizo o secretário Diego e o secretário adjunto, José Renato, por essa conquista. Melhorar as condições de trabalho da Guarda Municipal tem sido uma das nossas prioridades desde o início do governo e, hoje, temos carros melhores para a nossa frota, agentes capacitados e diversas conquistas. Tudo o que conseguimos de bom, nós temos que comemorar”, destacou.
Com a entrega do armamento não-letal à Guarda Civil Municipal, a cidade está mais preparada para garantir maior segurança pública aos moradores aldeenses, bem como aos que visitam a cidade.
“Com a proximidade do verão e o aumento significativo de visitantes em nossa cidade, é fundamental que a Guarda Civil Municipal esteja preparada para atuar com eficiência e responsabilidade. A aquisição de novos equipamentos menos letais representa um avanço significativo para garantir a segurança pública de forma técnica e proporcional. Esses recursos permitem aos agentes agir com firmeza quando necessário, mas sempre preservando vidas e minimizando riscos de ferimentos graves. A modernização reforça nosso compromisso com um modelo de segurança pública que equilibra eficiência operacional e humanização no atendimento, buscando sempre garantir a segurança e integridade da população e de nossos agentes”, explicou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves.
O secretário adjunto José Renato Alves, reforça que a chegada dos kits auxiliará a segurança da Guarda Municipal. “Esse equipamento vem, principalmente, para trazer segurança para as guarnições, que se envolvem em diversos tipos de ocorrência ao longo dos dias, seja nos sábados, domingos ou feriados e na madrugada, nas ocorrências, que vão desde a Maria da Penha ao patrulhamento preventivo, em todas as abordagens. Além dos diversos tipos de violência que a gente se depara no dia a dia. Logo, esse equipamento vem trazer para esses homens e mulheres, que estarão atuando, mais segurança”, afirmou.
Um dos agentes presentes na entrega, o GCM Cléber Gaspar celebrou a entrega dos equipamentos. “Esse equipamento vai dar mais proteção para o agente na rua e, consequentemente, para a população. Tendo em vista que na alta temporada recebemos pessoas de todo o Brasil e esse equipamento não-letal visa nos auxiliar em casos de conflitos energéticos. Também vai auxiliar a Maria da Penha, que tem atuação constante no município na questão da defesa das mulheres e no atendimento ao acompanhar as medidas protetivas. Esse equipamento vai nos ajudar à noite, evitando qualquer tipo de baderna, veículos com som alto que trazem perturbação ao sossego. Esse equipamento vai facilitar a rotina da Guarda Municipal”, disse.
Mais de 40 agentes da Guarda Civil Municipal participaram do curso de Operações com Tecnologias Não Letais e foram qualificados para garantir a segurança do cidadão aldeense com o equipamento. O manuseio correto e os cuidados com as munições não letais foram pontos importantes do treinamento teórico. Os agentes também passaram por um teste prático de operações táticas com armamentos não letais.