Prefeitura de São Pedro da Aldeia celebra Dia Internacional do Homem com ações de saúde

Além de serviços de saúde, evento também ofereceu palestras de orientação e prevenção

Nesta sexta-feira (15), data em que se comemora o Dia Internacional do Homem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou um evento com palestras de orientação e prevenção voltada aos servidores municipais, além de serviços de saúde. O objetivo da data é conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde. Realizada pela Vigilância em Saúde e a Vigilância em Saúde do Trabalhador, a ação ofereceu testagens de HIV, sífilis, hepatites, aplicação de vacinas, hemoglucoteste, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional e avaliação odontológica.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, falou sobre o evento: “É muito importante fomentar assuntos relacionados à saúde dos homens, pois é um público que culturalmente não procura os serviços de saúde. Precisamos mudar essa história”, afirmou.

O médico urologista da Marinha, Capitão de Corveta Sávio Daflon, falou aos presentes sobre a prevenção do câncer de próstata, ressaltando a importância dos cidadãos realizarem exames periódicos, principalmente após os 50 anos de idade. “Tratar da saúde do homem é muito importante, pois se sabe que 50% dos homens não procuram cuidar do seu próprio bem-estar. Vale a pena passar esse conhecimento; esperamos que as pessoas que estiveram aqui hoje possam repassar essas informações aos seus familiares e amigos”, ressaltou Sávio.

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres e entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Vancleia Carneiro Santos, destacou que julho é o mês do combate às hepatites. A palestra da enfermeira orientou sobre os tipos da doença, as profilaxias e tratamento, reforçando que a Secretaria Municipal de Saúde oferece testagem e acompanhamento por meio do SAE.