Os diretores das 42 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia tomaram posse, na quinta-feira (02/01), para o triênio 2025/2028. A solenidade foi realizada no Centro de Formação Continuada (CEFOR), na sede da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes a secretária de Educação, Danielle Corrêa, a secretária adjunta, Wania Dias, e a coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Cassiane Couto. A eleição para escolha dos diretores aconteceu em 25 de novembro de 2024.
Durante a cerimônia, a secretária Danielle Corrêa falou aos diretores municipais. “É com muita emoção que hoje, como secretária, realizo essa posse a tantos diretores eleitos. Não tem como não agradecer, em primeiro lugar, a cada um de vocês por toparem participar desse processo, que a gente sabe que foi um processo de dois anos propriamente, porque iniciou no ano passado com o processo seletivo e findou esse ano com o processo de eleição de escolha de diretor escolar. Para nós, é uma alegria fazer parte deste momento, porque é a posse de um ato democrático. Neste ato democrático que venceu e prevaleceu a vontade da comunidade escolar, das escolas que estão aqui representadas. É muito importante vocês assumirem esse compromisso; serão três anos à frente de uma escola, tanto os diretores gerais quanto os diretores adjuntos. Confiamos no trabalho de vocês e vamos juntos pela gestão da educação em nossa cidade”, declarou.
A secretária adjunta de Educação, Wania Dias, destacou a importância do cargo de diretor para o desenvolvimento da educação no município. “O diretor escolar tem grande responsabilidade em todas as decisões. Fazer a sua escola andar, seus alunos, a nota do IDEB bombar, aquela festa que você programou com todo carinho… Você vê que os alunos, os professores estão todos envolvidos, a comunidade escolar, todo mundo dentro da unidade, participando com amor. Aquele espaço ali, que é deles, é nosso também, isso aí, gente, não tem preço. Quando um aluno chega perto de você e fala que está feliz de participar de um musical ou de um teatro, ou da excursão que foi feita pela escola, nunca tinha ido a tal lugar, e você proporcionou isso ao seu aluno. Tudo isso passa pela figura do diretor escolar e, hoje, vocês assumem essa responsabilidade. Desejo sorte a todos aqui presentes”, completou.
O presidente da Comissão Central, Felipe Serpa, também parabenizou os diretores eleitos. “As minhas palavras para vocês aqui são de, primeiramente, parabéns pelo reconhecimento para vocês da eleição. O processo de consulta, antes de tudo, é um reconhecimento e também votos de confiança. Alguns estão sendo reconduzidos, outros passaram a ser conhecidos no processo eleitoral. Eu, enquanto representante da Comissão Central, falo aqui como porta-voz de mais seis pessoas. Todo o trabalho foi conduzido de uma forma colegiada, democrática. Então, embora eu esteja aqui como presidente, todas as decisões foram tomadas coletivamente”, destacou.