Prefeitura de São Pedro da Aldeia inicia Curso de Agroecologia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, iniciou o Curso de Agroecologia, no Horto Escola Artesanal. A capacitação é fruto de uma parceria entre o poder municipal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Araruama. O curso acontece até a sexta-feira (06) e está sendo ministrada para cerca de vinte participantes.

O Curso de Agroecologia está abordando todas as etapas para a certificação orgânica, instruções sobre manutenção da segurança alimentícia, multiplicação de informações, princípios de agroecologia, entre outros.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu destacou a importância da capacitação.

“Nossos produtores precisavam de uma formação específica, pois temos um programa com a certificação em grupo. Os participantes do curso em sua maioria são de produtores rurais aldeenses, a capacitação vai permitir que eles conheçam a prática agroecológica, como manter a produtividade e qualidade de material e também todas as exigências formais para a certificação. Esse curso veio em função do nosso projeto da Aroeira, dentro dessa iniciativa temos esse diferencial de ter a busca de uma certificação orgânica e de territorialidade, por isso temos que manter a qualidade de produto e a segurança agroecológica. Essa é uma capacitação que reforça a responsabilidade dos produtores e os transforma em multiplicadores da informação”, disse o secretário.

“Houve a avaliação dessa demanda em São Pedro da Aldeia de acordo com o projeto da Aroeira. Identificamos a necessidade de capacitação e trouxemos o curso em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Sindicato Rural de Araruama”, ressaltou a mobilizadora de cursos do SENAR, Bárbara Oliveira.