Search

Prefeitura de São Pedro da Aldeia leva ações de promoção à saúde para unidades de ensino

Iniciativa reuniu equipes de saúde, universidades e comunidade escolar em um dia de atividades educativas e preventivas

Com atividades que reforçaram a educação em saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu uma grande mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE) em diversas unidades de ensino. A iniciativa reuniu profissionais das Unidades de Saúde da Colina, Três Vendas, Estação, Porto da Aldeia, Poço Fundo e Balneário, além de estudantes universitários e agentes de combate às endemias, em um esforço coletivo para levar informação e cuidado aos alunos.

A programação foi realizada na Escola Municipal Aurelino Martins dos Santos, Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), Escola Municipalizada José Guimarães, Escola Municipal Elízio da Costa Moreira e Creche Municipal Tia Márcia, que recebeu as equipes em dois turnos.

Foram abordados temas como saúde bucal, higiene pessoal, verificação vacinal, promoção da cultura de paz e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. Acadêmicos da UNOPAR e da UVA também marcaram presença, conduzindo oficinas sobre alimentação saudável, com destaque para os benefícios dos alimentos in natura e os riscos do consumo de ultraprocessados.

A conscientização contra o aedes aegypti ficou por conta dos agentes de combate às endemias Rosane Moncada e Peterson, que utilizaram um jogo da memória para transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e interativa.

As ações aconteceram de forma simultânea, possibilitando que cada turma participasse de diferentes atividades. Todas as turmas da Educação Infantil receberam kits de higiene oral e, na Escola Municipal José Teixeira Paulo, também foi realizada a aplicação de flúor.

Na Creche Municipal Tia Márcia e na Escola Municipal Elízio da Costa Moreira, as crianças receberam vacinação, reforçando a importância da imunização no ambiente escolar. Já na EMESPP, houve a distribuição da revista Autismo, contribuindo para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apoio às famílias e educadores.

O evento foi marcado pelo entusiasmo das equipes participantes. A técnica de enfermagem Rosy Mery Fidelis de Souza falou sobre a iniciativa. “Foi um momento de dedicação, amor e carinho. Da nossa parte e de todos que se propõem a cuidar daquelas crianças. Uma escola de amor, esta é a visão que tive hoje”, comentou.

Já a dentista Érica Barreto reforçou a importância do trabalho coletivo. “É muito gratificante fazer parte desse projeto com uma equipe comprometida. Levamos informação e diversão para as crianças com alegria e sempre ficamos com o gostinho de dever cumprido. Esperamos continuar somando para a melhor formação de nossas crianças”, afirmou.

Com atividades que reforçam a prevenção e incentivam hábitos saudáveis desde a infância, o Programa Saúde na Escola demonstra a força da parceria entre os setores de Educação e Saúde. A iniciativa contribui para uma formação integral dos estudantes, envolvendo comunidade escolar, famílias e profissionais em prol de uma vida mais saudável e consciente.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui