A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na confraternização de encerramento do Projeto Energia para Ler – Temporada 2024, no Rio de Janeiro. O evento reuniu gestores da Cultura e Educação. O município aldeense foi representado pela secretária de Educação, Danielle Corrêa, a diretora municipal de Cultura, Giselle Ruiz Lima, a coordenadora da Casa do Artesão, Marlene Gouveia, e pelo coordenador da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes.
São Pedro da Aldeia recebeu o projeto itinerante no mês de outubro. O Energia para Ler tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. Na oportunidade, a diretora Municipal de Cultura, Giselle Ruiz Lima, elogiou o impacto positivo do projeto e destacou a importância da confraternização de encerramento. “Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços entre as gestões municipais e compartilhar experiências enriquecedoras que vivenciamos durante o projeto. O Energia para Ler é uma iniciativa transformadora, que não apenas estimula o hábito da leitura, mas também valoriza nossa identidade cultural por meio da literatura”, afirmou.
Giselle ainda ressaltou o papel de São Pedro da Aldeia na edição deste ano. “Receber o projeto em nossa cidade foi um marco. Tivemos a chance de envolver as crianças, jovens e adultos, reforçando o nosso compromisso de continuar incentivando a cultura e a educação como pilares para o desenvolvimento local”, completou.
Sobre o Energia para Ler em São Pedro da Aldeia – O Energia para Ler é uma iniciativa que une literatura e cultura, através de atividades voltadas ao incentivo à leitura e ao apreço pelos livros e histórias, atingindo centenas de pessoas em diversas localidades. A passagem do projeto itinerante pelo município teve o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e lotou a Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). Mais de dois mil estudantes da cidade participaram dos três dias de programação conjunta com o 2º Festival Casa da Flor. A programação incluiu diversas atrações gratuitas nas áreas de literatura, dança, música, teatro e animação infantil. Com cerca de 10 horas diárias de programação, os festivais reuniram artistas locais e nacionais, espetáculos infantis e saraus literários, além de apresentações de grupos de dança e bandas marciais de escolas. Mais de 35 unidades escolares da rede municipal e estadual de ensino participaram do festival literário Energia para Ler, abrangendo estudantes dos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.