Prefeitura de São Pedro da Aldeia participa de lançamento do Defeso dos Crustáceos

Evento foi realizado na última sexta-feira (31/03)

Os agentes da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia participaram do lançamento do período do Defeso dos Crustáceos (camarões) na Laguna de Araruama, que teve início no sábado (01/04). O evento, que foi promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas das Lagoas de Araruama e Saquarema e dos Rios São João e Una, contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira.

A iniciativa contou, ainda, com a presença das Guardas Ambientais e Marítimas de Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Araruama, além do 8º Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (CPAM/RJ).

Na ocasião, também foi realizado o balizamento com boias na área de exclusão no Canal do Boqueirão, seguindo a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 2, de 16 de maio de 2013. O trabalho contou com a presença da Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Associação de Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória e Associação dos Pescadores Artesanais de Gancho de Peixe da Laguna de Araruama.

NOVO DEFESO DO CAMARÃO

O período de Defeso do camarão, quando é proibida a pesca, passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho. A mudança, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro.