Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove capacitação sobre automonitoramento glicêmico

Iniciativa apresentou o Protocolo Municipal de Dispensação de Medicamentos

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue empenhada na capacitação dos servidores para garantir, cada vez mais, qualidade no atendimento oferecido aos cidadãos. Os médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde participaram, na terça-feira (25/06), de uma capacitação sobre o automonitoramento da glicemia capilar domiciliar. O encontro foi conduzido pelo endocrinologista Dr. Waldyr Fraga Filho.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, o momento foi de suma importância para um diálogo entre os servidores. “Agradeço ao Dr. Waldyr pela disponibilidade. Tenho certeza que todos estão tentando acertar e nossa intenção é conhecer nossas dificuldades e pensar nas soluções. Nosso foco é no resultado positivo e no que isso está afetando a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou.

Na oportunidade, o palestrante explicou as normativas do Ministério da Saúde, fazendo um panorama dos casos de diabetes mellitus no Brasil. De acordo com os dados expostos, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença e, segundo estimativas do Ministério, cerca de 6,9 a 9,2% da população de São Pedro da Aldeia tem a doença.

Também foram abordados os procedimentos corretos do uso de equipamentos e insumos para automonitoramento do nível de glicose do sangue, por intermédio da medida da glicemia capilar, considerada uma importante ferramenta para controle dos níveis de açúcar no sangue dos pacientes.

O endocrinologista Dr. Waldyr Fraga Filho fez reflexões sobre o papel dos profissionais de Saúde no combate ao diabetes. “O que podemos fazer para ajudar, será que não podemos fazer nas unidades de saúde programas de educação e orientação à população? Será que basta dispensar os medicamentos, assim como diz a lei, sem um acompanhamento correto ao paciente? Precisamos estar atentos aos protocolos e oferecer acolhimento aos usuários”, ressaltou.

Na ocasião, a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Camila Sanches, apresentou aos participantes o Protocolo Municipal de dispensação de medicamentos, documento orientador aos profissionais de saúde que fazem prescrição aos usuários.

A iniciativa da Prefeitura visa garantir que os medicamentos sejam distribuídos de forma correta e segura para os pacientes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do atendimento e para a prevenção de erros na administração de medicamentos.