Search

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza ação descentralizada no Assentamento Ademar Moreira

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, nesta quarta-feira (22/01), uma ação descentralizada no Assentamento Ademar Moreira, localizado no bairro São Mateus. As Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho se uniram para levar diversos serviços aos moradores da localidade.

A equipe do CRAS Gelson Pinheiro, da Rua do Fogo, e sua coordenadora, Alzira Neves, estiveram presentes compartilhando informações de programas sociais e facilitando o acesso aos serviços ofertados pelo equipamento, além de distribuir, gratuitamente, sandálias e roupas arrecadadas no bazar solidário do Centro. A equipe do Programa Bolsa Família também atendeu ao público presente com orientações sobre o CadÚnico, a importância de ter o cadastro atualizado e sobre o benefício do Bolsa Família.

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana de Oliveira, participou da ação distribuindo informativos e panfletos sobre o equipamento. “É muito importante estarmos em todos os espaços. Pensando São Pedro da Aldeia como um território muito grande, precisamos estar com a comunidade levando esta informação para que, caso tenha alguma situação de mulheres em violência doméstica, elas saibam para onde encaminhar o caso. Por isso, fazemos este trabalho descentralizado e em parceria junto com a Saúde e outros órgãos da Prefeitura. Dessa forma, as mulheres que precisam de atendimento e sair desse ciclo de violência conseguem chegar ao nosso equipamento”, afirmou.

Em mais uma ação contínua no Assentamento Ademar Moreira, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou serviços de aferição de pressão arterial e glicose, medição de indicadores antropométricos, vacinação de crianças e adultos, consultas médicas e de enfermagem, entre outros. Profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde estiveram presentes.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, falou sobre o trabalho. “Nossos agentes de endemias e o carro UBV também estão passando nas casas para fazer o enfrentamento contra a dengue. Estamos distribuindo as telas para colocar nas caixas d’água e a distribuição do hipoclorito, para garantir a potabilidade da água dos moradores do Assentamento. Ações como esta são extremamente importantes, porque levam estes serviços essenciais à população mais vulnerável. A Vigilância em Saúde está sempre aqui, no Assentamento, fazendo este tipo de ação”, destacou.

Durante a mobilização, também foi feita uma avaliação das carteiras de vacinação para identificar possíveis atrasos na imunização da comunidade. A expectativa é de que ações semelhantes sejam realizadas ao longo do ano, promovendo mais qualidade de vida para as famílias do assentamento. “Achei o evento espetacular, só de não precisar ir ao postinho, é maravilhoso para a gente”, comentou a moradora Manuela de Paula Fernandes Souza.

As coordenadoras de LGBTQIA+ da Secretaria de Assistência Social, Paula Azevedo, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fernanda Costa, também estiveram presentes na atividade. “É importante estarmos aqui e combater a LGBTFOBIA. A receptividade foi muito boa, ouviram atentamente sobre o que é crime e o que não é, pois, este tipo de crime é comparado ao crime de racismo, é inafiançável e não prescreve. Também distribuímos material informativo com os nossos direitos. Temos que ocupar espaços, o amor é a principal ferramenta para matar qualquer tipo de preconceito”, disse Paula Azevedo.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui