A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu uma ação descentralizada no bairro Botafogo. A atividade teve como objetivo aproximar os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gelson Pinheiro da comunidade local.
A coordenadora do CRAS Gelson Pinheiro, Alzira Neves, destacou a parceria de diversos setores da rede de proteção social. “A avaliação do evento foi extremamente positiva, tanto por parte da equipe quanto dos usuários. A intenção é que atividades descentralizadas como essa sejam realizadas a cada dois meses, fortalecendo o acesso da população aos serviços socioassistenciais e promovendo mais inclusão social”, disse.
Foram ofertados os serviços de atendimento e atualização do Cadastro Único, orientações sobre direitos sociais, emissão da carteirinha do autista e de transporte, encaminhamentos para órgãos como DETRAN e CAPS, além da concessão de benefícios eventuais.
O trabalho foi reforçado pela coordenadora do Cadastro Único, Verônica Cabral, que disponibilizou uma colaboradora para o atendimento das demandas, como inclusão e atualização cadastral. A equipe de Direitos Humanos também participou ativamente, oferecendo orientações e apoio durante toda a ação. A psicóloga Márcia, do CRAS Gelson Pinheiro, esteve presente prestando atendimento técnico e orientações aos usuários.
O evento contou, ainda, com a participação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), do programa Família Acolhedora, da equipe da Saúde e de outros órgãos da rede, ampliando a oferta de serviços e garantindo um atendimento mais completo à população.