Para prevenir o aumento dos casos de dengue em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura realiza ações descentralizadas com o objetivo de promover acesso à informação e reforçar serviços de saúde. Uma das principais estratégias utilizadas pela Secretaria de Saúde é a utilização do “carro fumacê”, responsável por pulverizar inseticida em áreas estratégicas da cidade. Nesta terça-feira (21/01), o equipamento foi direcionado ao bairro Poço Fundo, fortalecendo o combate ao mosquito aedes aegypti.
No entanto, a Secretaria de Saúde destaca que o fumacê não atinge as larvas do mosquito, que continuam se desenvolvendo em locais com água parada. Por isso, a participação ativa da população é fundamental para o sucesso do combate à dengue. “Ações intensificadas e preventivas são o sucesso no enfrentamento da dengue, mas também precisamos também da colaboração de toda a população”, ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal.
Cada cidadão pode fazer a sua parte eliminando os criadouros de larvas, como caixas d’água descobertas, pneus, vasos de plantas e qualquer recipiente que acumule água. Medidas simples como estas ajudam a interromper o ciclo de reprodução do mosquito, reduzindo os riscos de transmissão da doença.
Além disso, dois agentes de endemias do município estão atuando, desde o início de 2025, dentro do Pronto-socorro Municipal. O objetivo é verificar casos suspeitos, notificar, quando necessário, e compartilhar informações importantes com funcionários e usuários da unidade de saúde.