A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai realizar um mutirão de entrevistas domiciliares para a Ação de Qualificação do Cadastro Único de 2025. A iniciativa segue determinação do Governo Federal e é conduzida pela equipe do CadÚnico. O objetivo é a averiguação e revisão cadastral referentes a cadastros unipessoais, de uma única pessoa.
As entrevistas acontecerão de forma prioritária. O primeiro público será formado por famílias unipessoais que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), idosos e pessoas com deficiência. Em seguida, a equipe atualizará os cadastros das famílias que recebem outros benefícios, como o Programa Bolsa Família e a tarifa social de água e energia.
O cidadão aldeense que receber mensagens por meio dos canais oficiais do Governo Federal informando que está no público de averiguação cadastral e/ou é parte de uma família unipessoal deve ficar atento. Um cadastrador da equipe do Cadastro Único irá até a residência para a coleta das informações necessárias, que obrigatoriamente deve ser feita em domicílio.
Para continuar recebendo o benefício, é necessário que o cidadão receba a equipe da Secretaria de Assistência Social, que estará devidamente identificada, em sua residência para que seja feita a atualização cadastral. O cidadão pode se identificar como família unipessoal (aquela composta de uma única pessoa) diretamente no CRAS mais próximo de sua residência ou na sede do Cadastro Único, localizada na Travessa Zé Francisco, nº 45.
A coordenadora do programa Bolsa Família, Veronica Cabral, falou sobre a ação. “Nós contamos com a colaboração dos beneficiários para que todos os dados sejam atualizados corretamente. É muito importante que o cidadão receba a nossa equipe e que as informações repassadas sejam verídicas para que seus benefícios não sejam prejudicados. Este trabalho será feito de acordo com o Informe 62, datado de 05 de março de 2025, e a Instrução Normativa Conjunta n°1 SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS”, comentou.