A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, na quarta-feira (12/02), mais uma vistoria nos sistemas coletores de tempo seco e nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) em bairros do município. A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, teve como objetivo verificar o funcionamento dos sistemas nos horários de pico, entre 18h e 21h. A iniciativa integra as atividades do Gabinete de Ações Pró-Lagoa e do Núcleo de Fiscalização de Saneamento.
As equipes técnicas estiveram nos bairros Praia Linda, Balneário, Campo Redondo e São João, onde identificaram um extravasamento. A situação foi comunicada imediatamente à Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de tratamento de esgoto no município, pois as redes devem ser projetadas para suportar os picos de vazão, evitando transbordamentos ou extravasamentos.
Os trabalhos seguiram nesta quinta-feira (13), com a equipe de fiscalização atuando no bairro Fluminense e avançando até o Centro. A Guarda Civil Municipal (GCM) deu apoio aos profissionais.
São Pedro da Aldeia segue com os trabalhos voltados à proteção da Laguna de Araruama, promovendo reuniões entre o prefeito Fábio do Pastel e representantes das cidades que banhadas pela lagoa para somar forças e fortalecer as ações de preservação. Vale destacar que, nesta quinta-feira (13), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou um boletim indicando que as praias aldeenses estão próprias para banho, refletindo o trabalho realizado pelo município.
![](https://pmspa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-14.53.17-542x400.jpeg)
Foto: Divulgação/PMSPA