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Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza sessão pública sobre o Edital de Bolsas de Formação da PNAB

As inscrições no certame estão abertas até o dia 15 de junho e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico no site da Secretaria de Cultura

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai realizar uma sessão pública presencial de esclarecimentos sobre o Edital de Chamamento Público nº 06/2025, referente à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O encontro será realizado nesta quarta-feira (28/05), às 14h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, com entrada gratuita. Não é necessário realizar inscrição prévia, mas o acesso estará sujeito à lotação do espaço.

A sessão é voltada aos agentes culturais e interessados em se inscrever no edital, que selecionará 50 pessoas para o recebimento de bolsas de formação e capacitação cultural, no valor total de R$ 60.000,00 — recurso oriundo do Governo Federal. Cada selecionado receberá R$ 1.200,00, pagos em seis parcelas mensais de R$ 200,00.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da participação popular neste momento de escuta e orientação. “Essa é uma oportunidade essencial para que os agentes culturais possam tirar dúvidas diretamente com a equipe da Secretaria e garantir que estejam bem preparados para o processo de inscrição. Nosso objetivo é democratizar o acesso aos recursos da PNAB e valorizar quem atua na cultura aldeense. Por isso, é muito importante que os interessados compareçam e participem ativamente dessa escuta pública”, destacou.

O Edital nº 06/2025 destina-se a pessoas físicas com residência ou atuação em São Pedro da Aldeia há, no mínimo, dois anos, contados a partir da data de publicação do edital. Os interessados também devem estar aprovados no Cadastro Municipal de Cultura ou outro registro público equivalente.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Cultura, em http://www.cultura.pmspa.rj.gov.br . Todo o processo de envio de documentos, conteúdo dos arquivos e informações fornecidas na inscrição é de responsabilidade do proponente.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, a Secretaria disponibiliza atendimento pelo e-mail editais.cultura@pmspa.rj.gov.br e pelo WhatsApp (22) 2625-5167, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados).

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