Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza tour pelo Centro Histórico da cidade

Iniciativa irá acontecer às sextas-feiras, sábados e feriados

Os turistas e moradores de São Pedro da Aldeia que estão buscando conhecimento e lazer na cidade já podem contar com um novo atrativo oferecido de forma gratuita pelo Governo Municipal. A Secretaria Municipal de Turismo deu início ao tour mediado pelo Centro Histórico da cidade. O percurso tem início na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos e passa pelos pontos célebres da memória aldeense, como o Canhão do século XVI e a Casa dos Azulejos. A iniciativa irá acontecer todas as sextas-feiras, sábados e feriados, às 16h, sem necessidade de agendamento prévio, a depender da condição climática.

No lançamento do Tour Histórico, estiveram presentes a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, os turismólogos Alexandre Martins, Raquel Sampaio e Isabella Nogueira, as monitoras do percurso, Gabryella Moraes e Monique Marques, o pesquisador Geraldo Luiz Ferreira, bem como moradores da cidade e visitantes. Uma família de turistas do Chile, que estava visitando a cidade, também acompanhou o lançamento do tour.

Para o escritor e pesquisador da história aldeense, Geraldo Luiz Ferreira, a iniciativa enriquece o turismo e a cultura de São Pedro da Aldeia. “Como um pesquisador da nossa história, fiquei muito feliz ao constatar que turistas e moradores recentes, além do interesse em desfrutar das oportunidades de descanso e lazer que lhes oferecemos, também demonstram uma grande curiosidade em conhecer o nosso processo de desenvolvimento urbano e a nossa cultura. Tal fato é muito importante e está a revelar um salutar sentimento de ‘pertencimento e identidade’ dos sempre bem-vindos forasteiros em relação à nossa terra. Parabéns à secretária de Turismo, Claudia Tinoco, e à sua equipe pela iniciativa e pelo trabalho realizado”, disse.

O tour com instrutor para o público tem início na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos. Construída com materiais rochosos e óleos de animais pelos Jesuítas no século XVII e finalizada no século XVIII, a Igreja Matriz de São Pedro é uma das primeiras igrejas jesuítas com registro no Brasil e teve muita importância no desenvolvimento da história da região. A paróquia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e continua ativa até os dias de hoje, com realizações de missas ao longo da semana e casamentos.

Após a visita à Igreja Matriz, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Cemitério da Irmandade, localizado ao lado da paróquia. Com a criação da Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1840, iniciou-se a construção do cemitério, que foi concluído em meados do século XIX.

Foto: Renato Fulgoni

O Canhão do século XVI também é um dos pontos apresentados pelo tour. Trazido para a cidade no século XVII com o objetivo de alertar o Forte São Mateus, de Cabo Frio, acerca das invasões de piratas e corsários franceses, holandeses e ingleses, a peça de artilharia ficava localizada na Praia do Sudoeste, no local onde hoje é chamado de “Ponta da Peça”. Atualmente, o canhão é um dos principais pontos turísticos da cidade e está localizado na Praça Doutor Plínio de Assis Tavares, no Centro.

Descendo um pouco mais a Avenida São Pedro, o Tour Histórico apresenta a Casa dos Azulejos, imóvel em estilo colonial que também teve participação na história do Brasil. Em 1868, a Princesa Isabel se hospedou no local com o seu marido, Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, durante visita à região. A residência foi construída em 1847 pelo fazendeiro português Feliciano Gonçalves Negreiro e recebeu um revestimento de azulejos fabricados em Portugal na mesma época. A Casa dos Azulejos possui 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal e um acesso à Lagoa de Araruama, que se dá por uma escadaria e um portal também em estilo colonial.

O coordenador cultural do Coletivo Jovens Diferenças, Diogo Martins, participou do tour e falou sobre o projeto. “Acho incrível essa iniciativa da Secretaria de Turismo de estar apresentando aos nossos moradores e visitantes os nossos pontos turísticos e históricos. É sempre bom conhecer mais do lugar onde se vive, sou morador do bairro Porto da Aldeia e gostei muito do passeio”, ressaltou.

Foto: Renato Fulgoni

Ao fim do trajeto, os participantes são guiados até a Praça Hermógenes Freire da Costa para o momento de contemplação do pôr do sol na Praia do Centro, um dos cartões postais da cidade e um forte símbolo do turismo em São Pedro da Aldeia.