Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza VI Semana de Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia vai realizar a VI Semana de Educação Inclusiva, entre os dias 21 e 24 de outubro, com o tema “Por uma escola e um mundo para todos”. A coordenação de Educação Inclusiva é a responsável pela realização do evento, que contará com atividades nas unidades escolares e no Centro de Formação Continuada (CEFOR).

O objetivo do evento é fomentar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. A iniciativa busca oportunizar diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas na Rede Municipal de Ensino.

Na próxima segunda-feira (21), primeiro dia de programação, várias atividades serão realizadas nas unidades escolares. Fazem parte da programação palestras, jogos adaptados para alunos, dinâmicas, oficinas e encontros de pais, entre outras ações destinadas aos estudantes e comunidade escolar. Já entre os dias 22 e 24 será ofertada uma formação continuada para professores, equipe diretiva, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, inspeção escolar e cuidadores de alunos especiais da Rede Pública Municipal,. Os encontros acontecerão no CEFOR.

A programação vai oferecer diversas oficinas, com as temáticas “Autismo: o que sabemos e o que ainda precisamos saber” e “Diversidade, Inclusão e Resiliência”, que serão ministradas pela equipe de Coordenação de Educação Inclusiva; “Reconhecendo os transtornos comportamentais no âmbito escolar”, com a psicóloga e pedagoga Madelaine Corrêa; e “Desenvolvendo habilidades do aluno com deficiência intelectual”, com a psicopedagoga Jaqueline Martins.