Prefeitura de São Pedro da Aldeia recupera quase um milhão em convênios para a Saúde

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Projetos, recuperou quase um milhão em convênios celebrados com o Governo Federal em 2011 direcionadas para a Saúde. Os contratos estavam paralisados por falta de projetos e de continuidade na execução. No entanto, por determinação do Prefeito Cláudio Chumbinho, toda a situação foi regularizada e os convênios pendentes, resgatados. Dentro desse pacote de convênios recuperados estão a reforma dos postos de Saúde dos bairros Vinhateiro e Baixo Grande, além da construção de três unidades básicas de saúde no Centro, Porto da Aldeia e Flexeira, que já estão em andamento. A previsão de término dessas obras é para o final de agosto.

De acordo com a Secretária Especial de Projetos, Cláudia Magalhães, desde o início do ano a Prefeitura tem investido no planejamento estratégico e na implantação de uma política de captação e gestão de recursos com prioridade na Saúde. “Quando o Prefeito Cláudio Chumbinho assumiu o governo, o município estava impossibilitado de enviar propostas e de receber recursos do Ministério da Saúde para obras na Saúde por conta de convênios celebrados anteriormente e que não foram executados. Então, a primeira determinação do Prefeito foi mandar regularizar a situação do município junto ao Ministério. Com isso, São Pedro da Aldeia passou a estar apto a realizar essas melhorias e de enviar novas propostas, que é o que estamos fazendo desde então”, disse.

Juntas, as reformas dos postos de saúde do Baixo Grande e Vinhateiro totalizam R$ 80.890,00. Já a construção das três unidades básicas de saúde conta com um investimento de R$ 907.840,00. “Todas essas intervenções estão sendo feitas através de recursos federais com a contrapartida do município”, informou Cláudia.

Já para este ano, a Secretaria de Projetos continua avançando na articulação com o Governo do Estado, trabalhando na elaboração de novas propostas para serem enviadas ao Ministério da Saúde. Segundo Cláudia, no pacote de propostas 2013 já aprovadas pelo Governo Federal estão a construção de mais seis unidades básicas de saúde, reforma do posto de saúde da Praia Linda, além da reforma e ampliação do Hospital do Morro dos Milagres. “Para este ano, com a regularização do município junto ao Ministério da Saúde, nós já pudemos enviar essas propostas ao Ministério. Todas elas foram aprovadas e agora estamos em fase de elaboração dos projetos, documentação e aprovação junto à Caixa Econômica para dar início à licitação dessas obras”, informou.

Segundo Cláudia, a previsão de início dessas intervenções é para o começo do ano que vem. Para a reforma do posto de Saúde da Praia Linda e a construção de seis novas unidades básicas de saúde, mais de dois milhões serão investidos e outros dois milhões e meio serão direcionados para as obras de reforma e ampliação do Hospital do Morro do Milagre.