Com o objetivo de preparar o município para a previsão de fortes chuvas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia participou de reuniões com autoridades nacionais nestas quinta (03/04) e sexta-feira (04/04). A Secretaria de Serviços Públicos também está se preparando com a realização de limpeza preventiva dos bueiros e bocas de lobo. O objetivo é facilitar o escoamento das águas das chuvas. A pasta realizou a ação nos bairros Nova São Pedro, Estação, Porto da Aldeia, Jardim Arco Íris, Balneário São Pedro, Balneário das Conchas, Centro e Fluminense.

As reuniões abordaram os índices volumétricos de chuva na região, devido a uma frente fria que vem do litoral paulista, passando por todo o estado do Rio de Janeiro, atingindo também parte do Espírito Santo e Minas Gerais. O alerta do CEMADEN aponta a possibilidade de chuva moderada a forte com ventos intensos entre esta sexta-feira (04/04) e o sábado (05/04). No domingo (06/04), a previsão é de chuva fraca a moderada.
O coordenador da Defesa Civil do município, Michel Cavalcanti, destacou a importância da população estar atenta às informações de canais oficiais. “Vimos muitas fake news sendo disseminadas a respeito da previsão de chuvas, é fundamental que a população evite o alarde e compartilhe apenas informações de canais oficiais. Segundo o CEMADEN, terá sim uma chuva moderada a forte, com acumulado mais significativo em pontos específicos, mas a instituição reforça que não vê a possibilidade de cenários catastróficos na região, como tem sido divulgado por meios não oficiais. É importante destacar que, segundo o CEMADEN, no momento, estamos em um nível de severidade baixo”, reforçou o coordenador.
A Defesa Civil recomenda que a população evite pegar estradas, redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis sempre acesos. Evite forçar a passagem de veículos em vias alagadas, ou ficar próximo de redes elétricas. Por segurança, retire todos os aparelhos das tomadas durante quedas de energia, permaneça em local seguro e não caminhe por ruas alagadas, pois há o perigo de correnteza e ferimentos com objetos, buracos abaixo da água e a transmissão de doenças.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do Pedrinho, no número (22) 99776-0633 (WhatsApp ou Telegram). Também é possível solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.