Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai emitir guias de IPTU 2021 em supermercados

Atendimento itinerante nos estabelecimentos comerciais terá início no dia 11 de janeiro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Fazenda, vai disponibilizar, a partir do dia 11 de janeiro, a emissão de guias para pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) em quatro supermercados aldeenses. Os estabelecimentos parceiros serão Mercado Tropical, Atacadão, CostAzul e Terê Frutas, com atendimento das 14h às 20h. No setor de IPTU, na sede da Prefeitura, os atendimentos terão início no dia 04 de janeiro, próxima segunda-feira, das 9h às 16h50, com condições especiais para pagamento em cota única e parcelado, além de opção para pagamento com cartão de crédito ou débito.

Contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento com cartão de crédito ou débito
Foto: Ryu Rodrigues

Este é o quarto ano consecutivo que a Secretaria de Fazenda firma parceria com os supermercados para descentralizar o atendimento, em um horário diferenciado, na alta temporada. Os atendentes estarão emitindo tanto as guias de IPTU 2021, em cota única e parcelado, como também consulta de Dívida Ativa, tanto as dívidas executadas, quanto as protestadas.

Atendimento para IPTU nos supermercados
Foto: Arquivo ASCOM 2019

Condições especiais

Em 2021, os contribuintes que optarem por pagar o tributo em cota única até o dia 26 de fevereiro terão 10% de desconto. Caso percam o prazo, os contribuintes ainda poderão obter 5% de abatimento no valor total, pagando até o dia 31 de março. O pagamento do IPTU ainda pode ser parcelado em até oito vezes, sem juros.

Além da opção de pagamento e parcelamento do IPTU 2021 via boleto bancário, os contribuintes aldeenses poderão efetuar o pagamento do tributo por meio de cartão de crédito e débito. Nos supermercados, também serão realizados atendimentos referentes à negociação dos débitos inscritos em dívida ativa. No momento do atendimento, será necessária apresentação dos documentos pessoais.

Atendimentos no setor de IPTU começarão a partir do dia 04/01
Foto: Renato Fulgoni

Para quem possui acesso à Internet, as guias poderão ser emitidas por meio do site da Secretaria de Fazenda, no endereço eletrônico https://fazenda.pmspa.rj.gov.br/. Além disso, o contribuinte poderá obter suas guias de pagamento diretamente no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda. Outra opção é solicitar pelo telefone (22) 2621-1559, nos ramais 229 para IPTU, 267 para Dívida Ativa e 234 para Tributos Mobiliários ou, ainda, pelo e-mail sefaz@pmspa.rj.gov.br.

Guias de IPTU podem ser emitidas online no site da Secretaria de Fazenda
Foto: Arquivo | Renato Fulgoni

Vale lembrar que durante o atendimento aos contribuintes serão mantidos todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. No setor de IPTU, também haverá controle do atendimento por meio de senha. O atendimento nos supermercados será realizado até o dia 10 de março.

No setor de IPTU haverá controle do atendimento por meio de senha
Foto: Arquivo | Ryu Rodrigues

Confira abaixo o calendário para pagamentos de IPTU:

Cota única 10% – pagamento até 26/02

Cota única 5% – pagamento até 31/03