Prefeitura e comunidade se unem em ação de saneamento

A parceria entre o poder público e a comunidade vai melhorar a qualidade de vida de dezenas de famílias do bairro Recanto do Sol, em São Pedro da Aldeia. A ação em conjunto está possibilitando a implantação de uma rede de drenagem na Rua Plínio de Assis Tavares. A equipe de Saneamento da Prefeitura e cerca de 30 famílias moradoras da rua se uniram para a realização do serviço. O trabalho no local envolve a colocação de manilhas de 30 milímetros em cerca de 450 metros. A previsão é de que também sejam construídas cinco caixas de passagem na via.

O serviço será feito em toda a extensão da rua.
O serviço será feito em toda a extensão da rua
Foto: Jefferson Viana

A ação teve início na última segunda-feira (04/05). O secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto, explica que, na parceria, a Prefeitura realiza a execução técnica do serviço e disponibiliza todo maquinário e mão de obra para o trabalho, enquanto os moradores viabilizam o material utilizado. “É um trabalho que visa a melhoria da infraestrutura dos bairros de São Pedro da Aldeia em parceria com a população, que forneceu as manilhas”, complementa.

A primeira caixa de passagem da rua já está construída.
A primeira caixa de passagem da rua já está construída
Foto: Divulgação

A iniciativa para esse trabalho em conjunto partiu dos próprios moradores, que buscaram a Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento para orientações e deram início a um processo administrativo para a realização do serviço, que também vai evitar valas de esgoto à céu aberto.

O trabalho em conjunto com a comunidade vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da rua.
Foto: Jefferson Viana

Aos 50 anos de idade, o servidor público aposentado Marcelo Soares atua como o elo entre a Prefeitura e os moradores da rua. “A minha esposa, Maria Angélica, teve a ideia e alguns moradores pediram que eu representasse a rua nesse interesse de viabilizar o manilhamento. Havia muito transtorno com o esgoto na porta, então estudei a possibilidade e busquei informações sobre como funcionava esse processo de parceria. Não adianta você ter uma ideia se as pessoas não entrarem em acordo, a compreensão dos outros moradores é muito importante. Nosso foco é realizar o serviço que vai ser benéfico para todos”, conta Marcelo.

Marcelo Soares é representa a comunidade e acompanha de perto o serviço.
Marcelo Soares representa a comunidade e acompanha de perto o serviço
Foto: Jefferson Viana

O trabalho da equipe de Saneamento no local também vai beneficiar Rosimere Santos, que tem uma casa de veraneio na Rua Plínio de Assis Tavares. Apesar de morar no Rio de Janeiro, Rosimere se encantou pela cidade, que visita com frequência, e se mostra contente com o trabalho. “Nós corremos atrás desse benefício, a rua fica horrível quando chove, com valas e buracos. Estou satisfeita e ansiosa para a conclusão desse serviço”, comemora.