Search

Prefeitura e empresários aldeenses se unem em campanha pelo uso de máscaras

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e entidades representativas do comércio da cidade decidiram lançar, em conjunto, uma campanha educativa estimulando a população ao uso de máscaras de proteção facial (decreto n°44) e outras medidas de prevenção e combate ao coronavírus.  A decisão foi tomada em reunião realizada nessa quinta-feira (21/05), na Prefeitura, com a presença do Gabinete de Crise e representantes da Associação de Proteção ao Lojista (APL), Associação Comercial (Aciaspa), Clube de Diretores Lojistas (CDL) e Observatório Social.

A intensificação de conscientização da população é uma das estratégias adotadas para a continuidade do funcionamento de alguns segmentos comerciais, autorizados sob condicionantes (decreto n° 47) sem impactar no aumento de casos de coronavírus no município. 

O desejo dos comerciantes em retomar a economia local com o funcionamento do comércio é compartilhado pelo prefeito Cláudio Chumbinho que, no entanto, ressalta a importância da responsabilidade compartilhada com a população. “Eu entendo a classe empresarial, pois sempre lutei pelo desenvolvimento do município e pela geração de empregos na cidade. Se cada um fizer a sua parte nesse enfrentamento da pandemia, poderemos ultrapassar esse momento difícil e retomar o crescimento do município” afirmou o prefeito. 

Campanha de conscientização da população será feita através de união entre comerciantes e governo municipal
Foto: Renato Fulgoni

Responsabilidade compartilhada na busca pelo equilíbrio entre saúde e economia, o empresário Leonardo Mendes, representante da APL, sugere uma campanha conjunta de conscientização da população, que deverá ser feita entre governo municipal e comerciantes. “Precisamos informar mais a população sobre a necessidade do uso de máscaras, de se respeitar o distanciamento seguro nas filas e a utilização de equipamentos de proteção de segurança (EPI´s). Podemos distribuir cartazes informando a obrigatoriedade do uso de máscaras e colocar na entrada de todos os comércios que estão funcionamento”, sugeriu Leonardo. 

O presidente da Aciaspa/CDL, José Lima, também defende a reabertura responsável do comércio. Além de concordar com a campanha de conscientização, que terá peças criadas pela Prefeitura e impressão custeada pelas entidades representativas dos comerciantes, sugere também que os empresários que estão autorizados a abrir seus estabelecimentos comerciais assinem um Protocolo de Intenções se comprometendo a cumprir o decreto municipal que exige o uso de máscaras (funcionários e clientes dentro do comércio) e outras medidas de prevenção. “Essa responsabilidade tem que ser compartilhada. Como entidade, estamos lutando pela economia e reabertura responsável do comércio, mas é necessário que o comerciante e a população também se comprometam em cumprir as medidas”, reconheceu José Lima. 

Decisão sobre campanha foi tomada nesta quinta (21/05)
Foto: Renato Fulgoni

O representante do Observatório Social aldeense, Felipe Serpa, aprova a união entre empresários e administração pública e chama atenção para a continuidade da fiscalização realizada pela Prefeitura. No decorrer da reunião, foi sugerida a criação de uma comissão fiscalizadora que tenha representante do comércio e um técnico da Vigilância Sanitária.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui