A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou, na terça-feira (22), a solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o quadriênio 2022/2026. O órgão é composto por 14 membros, sendo 7 titulares e 7 suplentes, representantes do poder executivo, profissionais da área da Educação, pais de alunos e da sociedade civil. A cerimônia também marcou a eleição da nova diretoria do Conselho, que passa a ter Maria de Fátima Oliveira como presidente; Marlene Corrêa como vice-presidente, além de Leila Pereira e Roberta Vilela como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.
Representando o secretário de Educação, Elias Valadão, a subsecretária Katia Moreno deu boas-vindas aos novos membros. “Esse é um momento participativo, democrático e muito importante para o município. Nossa Secretaria sente alegria em promover esse espaço e empossar as pessoas que assumiram esse compromisso voluntário para estar não apenas fiscalizando, mas trabalhando em conjunto para termos uma alimentação escolar com mais propriedade, dentro daquilo que é mais nutritivo e prazeroso para os nossos alunos”, declarou.
A cerimônia de posse teve início com o tradicional momento de execução dos Hinos Nacional e Municipal. As candidatas à diretoria do CAE contaram com um momento de fala para apresentações individuais e, logo em seguida, os membros elegeram a nova mesa diretiva por meio de uma cédula de votação. Apenas os membros titulares puderam se candidatar e votar. A entrega dos certificados de posse e a leitura da ata de posse dos novos membros encerraram a assembleia, conduzida pelo Articulador dos Conselhos da Secretaria Municipal de Educação, Rubens Dias.
A presidente eleita, Maria de Fátima Oliveira, é merendeira na rede municipal e atua na E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão. “Há muitos anos tenho o desejo de estar no CAE, por ser merendeira e lidar diretamente com alimentação. Para mim, é de suma importância que nós tenhamos uma merenda de qualidade nas escolas, trabalhando em harmonia com todos”, comentou.
CONHEÇA O CAE
O CAE tem como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberado e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios.
O Conselho de Alimentação Escolar é responsável por monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos destinados à alimentação escolar e o cumprimento das diretrizes e objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); zelar pela qualidade dos alimentos, em especial as condições higiênicas, e pela aceitabilidade dos cardápios oferecidos; promover reuniões e analisar a prestação de contas, emitindo parecer. O mandato dos conselheiros é de quatro anos e não remunerado.
Confira a relação dos membros empossados:
- Representantes do Poder Executivo
Leila Pereira Cardoso (titular) e Ivonete Simão Sá (suplente)
- Representantes do segmento Profissionais da Área da Educação:
Marlene Corrêa da Silva e Maria de Fátima Oliveira Silva (titulares); Rodrigo Robaina dos Santos e Thereza Christina da Silva Rodrigues (suplentes)
- Representantes do segmento Pais de Alunos:
Roberta Vilela de Menezes e Mariana Lourdes Aleman (titulares); Fabiana de Sá Silva Moraes e Andrea dos Santos Notaroberto (suplentes)
- Representantes do segmento Sociedade Civil:
João Batista Pereira dos Passos e Roberto dos Santos (titulares); Marcus Vinicius Motta de Azeredo Mello e Thainara da Conceição dos Santos (suplentes)