Prefeitura firma convênio para realizar apreensão de animais soltos em via pública

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, no sábado (17), a primeira operação para apreensão de animais de grande porte soltos em via pública. O trabalho foi possível após a assinatura de um convênio com o Curral Associado de Itambi, do município de Itaboraí-RJ, para onde os animais serão encaminhados após apreensão. Neste primeiro dia, foram apreendidos cinco cavalos soltos no bairro Nova São Pedro. A operação foi acompanhada pelo secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e pela secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves.

Foto: Jefferson Viana

Após a apreensão, os proprietários dos animais terão de comprovar a propriedade por meio de documentação e entrar em contato com o Curral pelos telefones (21) 99826 3210 ou (21) 99644 4795 ou se dirigirem ao local, que fica localizado na Rodovia Manilha – Magé, km 5,5, Itambi (Itaboraí-RJ). A comprovação de posse deverá ser realizada em um prazo de 10 dias.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com o secretário municipal de Governo, Eronildes Bezerra, o Curral Associado de Itambi atende a todos os requisitos legais para o recolhimento e o cuidado dos animais apreendidos. Na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia é o único município conveniado com o grupo.

Foto: Jefferson Viana

“Essa foi a primeira operação e ela vai acontecer a partir de agora de forma contínua. Essa era uma ansiedade dos moradores da cidade, que viviam apreensivos com esses animais soltos em via pública, colocando em risco a vida das pessoas e dos animais”, afirmou o secretário.

Foto: Jefferson Viana

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, colocou a Guarda Municipal à disposição para acompanhar a operação. Na oportunidade, Leila explicou que os proprietários dos animais apreendidos até podem procurar os órgãos municipais para informações, mas ressaltou que tudo é resolvido diretamente com a administração do Curral.

Foto: Jefferson Viana

“Aqui na sede da Guarda estamos à disposição para atender a todos, mas apenas encaminharemos os contatos da empresa responsável. Todo o trâmite para a recuperação do animal será resolvido lá”, salientou.

Foto: Jefferson Viana

Com o convênio firmado, a partir de agora a equipe estará nas ruas atendendo às denúncias, que poderão ser feitas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura, pelo telefone da Guarda Municipal, no número (22) 2621 7372, ou pelo canal de comunicação via aplicativo WhatsApp, o “Alô Cidadão”, pelo número (22) 99610 5040.