Prefeitura inicia Curso Introdutório de Formação dos Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Administração e Saúde, iniciou nesta segunda-feira (02) o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada em Agente Comunitário de Saúde, destinado aos candidatos aprovados e convocados por meio de edital. O certificado só será entregue aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% nas aulas. Ao final do curso, será aplicada uma avaliação objetiva. A capacitação está sendo realizada no Cine Estação, no Centro, e segue até o dia 06 de março.

foto: Jefferson Viana

O Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada em Agente Comunitário de Saúde tem como objetivo principal proporcionar a atuação dos candidatos junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica de São Pedro da Aldeia. O curso tem ainda a função de habilitar e qualificar o desempenho das atividades de vigilância, promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, em conformidades com as políticas, diretrizes e programas do SUS.

foto: Jefferson Viana

“Estamos iniciando esse curso introdutório de formação para esses agentes comunitários de saúde. É necessário que os profissionais tenham atenção a assiduidade durante todos os encontros, pois há uma frequência que deve ser cumprida. Desejo boa sorte a todos, a gente sabe que quando as pessoas prestam concurso elas ficam ansiosas e aguardando o momento da convocação”, disse a diretora municipal de Educação Permanente em Saúde e coordenadora do curso, Luciana Bueno.

foto: Jefferson Viana

Ao longo do curso, os encontros têm temáticas definidas, como “Conhecendo o SUS”, “ACS e legislação: Competências e atribuições do processo de trabalho”, “Comunicação, técnicas de entrevista e visitas domiciliares”, “Ferramentas de trabalho” e o encerramento. Os conteúdos programáticos do curso contemplam componentes curriculares como: O Sistema Único de Saúde, promoção e prevenção em saúde, políticas públicas de saúde e organização do SUS, legislação específica ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, competências e atribuições, ética no trabalho, formas de comunicação e sua aplicabilidade no trabalho, técnicas de entrevista, visita domiciliar, território, mapeamento da área de atuação e cadastramento e acompanhamento de famílias.