Prefeitura oferece cursos gratuitos de qualificação técnica

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), abriu pré-inscrições para os cursos de Fruticultura e Preparador de Doces e Conservas. Os cursos são gratuitos e serão oferecidos na sede da Secretaria, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário. As inscrições permanecem abertas até o fechamento das turmas. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único). Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria munidos dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os cursos têm carga horária total de 200 horas. Será formada uma turma de até 30 alunos para cada curso. As aulas iniciam em meados de junho. Os cursos são abertos para todos os inscritos no CAD Único, tais como os beneficiários do Programa Bolsa-Família, seguro-desemprego, agricultores, pescadores, entre outros.

Para o curso de Preparador de Doces e Conservas o candidato deverá ter concluído ou estar cursando, pelo menos, o sexto ano do Ensino Fundamental. Durante o curso, os alunos receberão orientações para o preparo de doces, conservas e compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura familiar e a agregação de valor e comercialização do produto.

Já para o curso de Fruticultor, é exigido o Ensino Fundamental completo. Durante as aulas, os alunos serão preparados para gerenciar a atividade produtiva de frutas; manejar a fertilidade do solo e selecionar e/ou produzir insumos, como mudas, fertilizantes e defensivos. O objetivo é treinar o aluno para que ele implante e maneje pomares com qualidade, além de operar máquinas e implementos agrícolas.

Mais informações podem ser solicitadas pelos emails: sagat.spa@gmail.com, sagat@pmspa.rj.gov.br ou pelo telefone 2625-3850.

]]>