Nesta quinta-feira (21), São Pedro da Aldeia vai sediar o Dia Especial da Cultura do Coco Verde. O evento acontecerá a partir das 8h30 na Fazenda Cadal, n° 14, na Estrada do Pau Rachado. A programação inclui café da manhã, palestras e visita à uma unidade envasadora de água de coco. A iniciativa é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (EMATER-Rio) e conta com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.
O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu Dias, destacou os objetivos do evento. “Nós queremos fomentar a produtividade e incentivar os nossos produtores a retomar a cultura de coco, abrindo uma perspectiva melhor sobre essa atividade. Muitos estavam desestimulados por conta da venda do produto e colocação no mercado. No entanto, essa indústria tem sido importante para o município, que tem se apresentado como um dos pontos de comercialização e beneficiamento do coco, além da questão da geração de empregos diretos e indiretos”, disse.
O evento marca mais uma etapa do projeto de revitalização da cultura do coco no Estado do Rio de Janeiro, sob coordenação da Diretoria Técnica da EMATER-Rio, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura. Como parte do trabalho, técnicos da EMATER-Rio coletaram informações em visitas a propriedades, entrevistas com 150 produtores, reuniões e dias de campo. O levantamento de dados servirá como base para a tomada de decisões e fomento de políticas públicas para revitalizar a produção da fruta no território fluminense. O objetivo é integrar os elos da cadeia produtiva do coco, aproximando produtores da fruta e agroindústrias envasadoras de água de coco.
Na ocasião, os participantes farão uma visita à unidade envasadora da “Vero Coco”, incluindo as instalações de processamento e reaproveitamento de resíduos. Inaugurada em 2017 na fazenda Cadal, o local abriga, além dos coqueirais, a fábrica da empresa, onde é feita a extração e engarrafamento de água de coco.
Confira a programação completa do dia:
8h30 – Café da manhã e inscrição dos participantes;
9h – Abertura;
9h10 – Panorama da Cultura do Coco no Estado do Rio de Janeiro – Haroldo Carneiro (consultor do Sebrae-RJ);
9h25 – Diagnóstico da Cultura e Propostas de Manejo – João Batista Pereira (engenheiro agrônomo da EMATER-Rio e especialista na cultura de coco);
9h50 – Linhas de Crédito Rural e Oportunidades – Luciano Lima (Banco do Brasil);
10h30 – Comercialização: Proposta de Integração – Luiz Eduardo Carvalho (“Vero Coco”);
11h – Visita a Unidade Envasadora da “Vero Coco”.