Search

Prefeitura promove prestação de contas do último quadrimestre de 2020

Audiência pública é prevista em lei e será realizada na próxima sexta-feira (26), assim como apresentação de relatório detalhado dos investimentos da saúde

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza, na próxima sexta-feira (26), a audiência pública para prestação de contas do executivo referente ao último quadrimestre de 2020. A sessão, executada por meio da Controladoria Geral e da Secretaria de Saúde, apresentará os investimentos gerais feitos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro e, detalhadamente, os dados financeiros da Secretaria de Saúde. 

A audiência é realizada na Câmara Municipal, mas devido à pandemia, a participação dos convidados e da população será virtual. Apesar de todos os dados expostos nas audiências públicas aldeenses ficarem dispostos no Portal da Transparência para consulta, os eventos propiciam maior abertura para questionamentos e diálogos. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem as prestações de contas quadrimestrais. 

A Lei determina 

As audiências públicas são instrumentos de transparência na gestão fiscal e estão previstas nas leis complementares  Nº 101 de 2000, que dispõe sobre a realização e avaliação das metas fiscais nos meses de maio, setembro e fevereiro e Nº 141 de 2012, que prevê apresentação, pelos gestores do SUS, de relatórios quadrimestrais detalhados. 

A constituição determina que os municípios invistam, de receitas provenientes de impostos, pelo menos 25% de suas receitas em educação; 15% das receitas em ações e serviços públicos de saúde e menos que 54% da sua Receita Corrente Líquida (RCL) com pessoal. 

O Tribunal de Conta estadual e o Ministério Público são os órgãos responsáveis por fiscalizar se o montante do investimento está de acordo com a lei. Em caso de descumprimento, medidas cabíveis podem ser aplicadas.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui