Prefeitura promove visita técnica por áreas turísticas de São Pedro da Aldeia

City tour reuniu secretários municipais, empresários e guias, apresentando áreas de interesse turístico

Com o objetivo de promover o ordenamento da atividade turística em São Pedro da Aldeia e desenvolver ações que tornem o município aldeense cada vez mais atrativo aos visitantes, a Secretaria Municipal de Turismo realizou uma programação especial nesta sexta-feira (05/08). Empresários, secretários municipais e guias de turismo participaram de um city tour para apresentação das rotas elaboradas em conjunto com alunos da 1ª edição do Programa de Capacitação em Qualidade no Atendimento ao Turismo.

A secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, falou sobre a iniciativa. “O que nós pretendemos fazer é um turismo familiar, de qualidade. Mapeamos o município em três áreas: área azul, que vai do Centro até Praia Linda; área amarela, do Centro à Baleia; e a área verde, o turismo rural, que é o nosso ouro verde. Existem pessoas que querem vir de outras cidades para se estabelecer em São Pedro da Aldeia e, por isso, estamos trabalhando no ordenamento do circuito turístico rural e de praia”, destacou.

O passeio foi oferecido em dois momentos. No período da manhã, o percurso teve início pela Rota Área Verde, com visitas guiadas na zona rural. A primeira parada foi o marco de uma cruz em pedestal, colocada no local para homenagear um boiadeiro falecido. O símbolo deu nome à estrada onde se localiza e ao bairro Cruz.

O city tour foi conduzido pelo guia de turismo Marcelo Marques, com o apoio da guia Dalva Cleia, ambos alunos da 1ª turma do Programa de Capacitação em Qualidade no Atendimento ao Turismo. “Esse momento que tivemos hoje mostra que São Pedro da Aldeia está unida. Foi um prazer mostrar aos participantes o que temos em nossa região. A gente não quer que seja um turismo de massa, nada exploratório. Nós queremos qualidade, mostrar para as pessoas que também temos uma área riquíssima de natureza na cidade”, comentou.

Os participantes visitaram, ainda, o Sítio São José, na Sergeira, um espaço familiar que possui lago com pirarucu, passeios de charrete e quadriciclo, contato com animais, plantações de café, milho e legumes, além da produção de queijo. A expectativa é de que, em breve, o espaço ofereça serviço de day use para o público que busca tranquilidade, conforto e contato com a natureza.

O empresário Fillipe Guia, que está recebendo apoio técnico da Secretaria de Turismo para que possa oferecer passeios de jardineira na cidade, falou sobre a experiência. “São Pedro da Aldeia vem em uma crescente econômica bastante interessante e o ponto alto dos nossos projetos é o ordenamento da cidade. Estamos nessa visita técnica para que a gente possa estruturar a questão de turismo náutico, de jardineira e na área verde para que possamos abrir novos segmentos ordenados. O Governo Fábio do Pastel vem em uma trajetória de sempre abrir espaço para que a gente possa desenvolver esses trabalhos e ter, realmente, um turismo de qualidade e efetivo dentro da cidade”, afirmou.

No período da tarde, o passeio foi realizado pela Rota Área Amarela, com visitas guiadas ao circuito de praias e ao Centro Histórico aldeense. O grupo passou pela Praia do Sol, Ponta da Areia e Praia Brava, no Mossoró, finalizando o percurso no painel de boas-vindas instalado no início da orla do Centro, o letreiro “Eu amo São Pedro da Aldeia”.

Também participaram do city tour os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Educação, Sheila Atalla; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; o procurador-geral, Peter Samerson, e o superintendente do PREVISPA, Mario Cesar Cordeiro.