Prefeitura reinaugura estufa do Horto Municipal após reforma

Iniciativa é um trabalho em conjunto das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de Meio Ambiente e Pesca

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reestruturou a estufa principal do Horto Municipal, responsável pelo desenvolvimento das mudas que são doadas à população. A reinauguração do espaço aconteceu nesta sexta-feira (24/03), após a estufa passar pela primeira reforma desde sua inauguração. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Trabalho e de Meio Ambiente e Pesca, que também visa reconstruir as duas estufas-berçário que compõem o local.

O Horto Municipal, localizado no bairro Balneário, tem grande importância na arborização urbana e no reflorestamento, atuando como doador de mudas à população e como um banco de espécies. A estufa reformada conta com um novo sistema de irrigação para as mudas que já estão aptas à doação e plantio externo.

Na ocasião, o prefeito Fábio do Pastel ressaltou o comprometimento do governo com a conservação ambiental no município. “Fico muito feliz em ver que a nossa cidade está empenhada em preservar a natureza. É muito triste quando estamos na rua, procuramos uma sombra e não há nenhuma árvore, apenas concreto. O Horto Municipal é um instrumento indispensável para a conservação ambiental em nosso município e esta reforma só trará benefícios à população. Com muita alegria estamos entregando um espaço melhorado e que será útil à cidade”, disse.

Prefeito Fábio do Pastel no Horto Municipal reformado | Foto: Denis Costa

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, destacou o comprometimento de todo o governo para a realização da obra. “Desde o início da nossa gestão, percebemos a necessidade de reformar o Horto Municipal. Com o esforço do governo e outras Secretarias envolvidas, conseguimos refazer totalmente a estufa e ainda serão reconstruídas mais duas estufas-berçário. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste projeto e também ao prefeito, que assumiu este compromisso conosco”, afirmou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, a reforma do Horto Municipal irá contribuir com a conservação ambiental em São Pedro da Aldeia. “O nosso objetivo é produzir mudas para plantar na cidade. Já temos um projeto que fará uso do horto, o ‘São Pedro Mais Verde’, e escolhemos alguns de nossos bairros para começarmos o plantio. Aqui na estufa contamos com as mais variadas espécies nativas da Mata Atlântica, que poderão abastecer a população e atender às necessidades do município”, finalizou.

Também estiveram presentes na inauguração os secretários de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, as secretárias de Saúde, Maria Márcia Fontes, e de Turismo, Claudia Tinoco, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, além de servidores municipais e representantes dos Escoteiros.

Novo sistema de irrigação do Horto Municipal | Foto: Denis Costa