O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Pedro da Aldeia (Previspa) realizou, na terça-feira (17/10), a prestação de contas relativa ao ano de 2022. Os dados foram divulgados por meio de audiência pública on-line no perfil da Prefeitura aldeense no Youtube.
A audiência foi apresentada pelo superintendente do Previspa, Mario Cesar Cordeiro Pereira, que divulgou o relatório de governança, abordando as atividades da gestão administrativa no ano passado. “Apesar das dificuldades, tivemos resultados positivos nos investimentos. O ano de 2022 também foi de dinamismo nos processos internos e começamos a colher os frutos da participação do nível 1 do Pró-Gestão. Seguimos com ações para avançar ao próximo nível este ano”, declarou.
Na ocasião, também foram divulgados os dados e o cenário de investimentos pelo economista e consultor Ronaldo Fonseca. Houve, ainda, a apresentação do relatório atuarial, feita pelo atuário Júlio Passos, que elogiou a integração do Instituto com o Executivo Municipal em suas diversas esferas.
Dentre as informações apresentadas durante a prestação de contas, um dos destaques foi que as contas estão em dia.
Programa Pró-Gestão
Além de promover a transparência das contas públicas, a audiência é mais uma iniciativa para alcançar o nível 2 do programa Pró-Gestão. O consultor em pró-gestão, João Meireles, também participou da audiência pública e parabenizou as ações do município, que busca estar integrado com o Governo Federal.
Atualmente, o Previspa cumpriu as exigências estabelecidas pelo programa Pró-Gestão do Ministério da Economia e alcançou o nível 1 de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social. O Instituto busca o próximo nível e, além da audiência pública, realizou o censo previdenciário e capacitações neste ano de 2023.
Com o documento emitido pelo Instituto Totum, além da padronização da administração interna, o instituto aldeense passou a contar com melhor posição no mercado financeiro como investidor qualificado.