Já na primeira semana de pesca liberada, a melhora da qualidade do pescado foi celebrada por todos em São Pedro da Aldeia. Com o fim dos três meses de defeso da Lagoa de Araruama, o pescado teve seu período de reprodução respeitado e os resultados são visíveis. Mesmo com a chuva dos primeiros dias e os fortes ventos, cerca de 15 toneladas de peixes foram capturados com bom tamanho e atributos que agregam valor comercial. Esta foi a primeira vez que o defeso de peixes aconteceu separadamente do de crustáceos. O investimento da prefeitura em rampa de acesso e reforma dos decks também fez a diferença quando os barcos voltavam da lagoa.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a relevância do defeso e reforçou que os benefícios vão tanto para a natureza quanto para os pescadores e para a população que consome o pescado. “O defeso sempre é extremamente importante porque é uma forma de você garantir a manutenção das espécies, tanto em repovoamento, como com a entrada de novos indivíduos que vêm do mar para entrar na nossa laguna de Araruama. Sem contar a relevância para a reprodução de alguns indivíduos que se reproduzem na laguna, como a carapeba e a perumpeba. Este foi o primeiro ano que o defeso dos crustáceos aconteceu separado do peixe e o resultado está fantástico. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
O secretário adjunto e responsável pelo Departamento de Pesca, Breno Bento dos Santos, aponta o engajamento da classe pesqueira em manter o período de defeso. “Cada vez mais os pescadores vêm tendo noção da importância do defeso na laguna de Araruama, em defender o período de reprodução das espécies. Com isso, eles ganham em qualidade, tamanho e agregam melhor valor comercial. Apesar do tempo não ter favorecido na abertura da pesca, com a chuva e o forte vento sudoeste, ainda estamos muito felizes com o resultado. Gostaria de parabenizar todas comunidades pesqueiras, precisamente as associações de pescadores pelo apoio e parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca”, relatou.
Investimento em infraestrutura
Além da qualidade no pescado, que agrega ainda mais valor ao produto, os pescadores também comemoram os investimentos da Prefeitura em infraestrutura. No bairro Baleia, principal ponto de partida e chegada dos barcos de pesca na volta das atividades após o defeso, uma nova rampa de acesso foi feita para facilitar o desembarque do material das embarcações até o local de pesagem e distribuição.
Os deques da Praia da Baleia também foram reformados pela Prefeitura aldeense, proporcionando mais acessibilidade e segurança para todos.
Fiscalização
No período de três meses, a Guarda Ambiental realizou diversas ações tanto por terra, quanto por água para cumprir o defeso da Lagoa de Araruama.
Nas operações por água, foram apreendidos arpões de pesca submarina, cerca de 300m de redes e aproximadamente 50kg de pescado.
Foram realizadas, ainda, fiscalizações em pontos de comercialização de pescados e associação de pescadores, com o objetivo de orientar e sanar dúvidas de toda comunidade pesqueira.