A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início, nesta segunda-feira (18/03), à segunda edição do projeto “Saúde Móvel”, na Praça Agenor Santos. O primeiro dia de programação promoveu 159 exames a pacientes do SUS, agendados pela Regulação Municipal da Secretaria de Saúde, sendo 45 raios X, 52 ultrassonografias e 62 ecocardiogramas. A iniciativa, que segue até a sexta-feira (22/03), tem como objetivo reduzir a fila para os exames e ofertar qualidade de saúde ao cidadão, além de agilizar diagnósticos.
A aldeense Kátia Regina de Santana, moradora do Porto da Aldeia, foi uma das pacientes chamadas para um ecocardiograma. “A oportunidade de realizar o meu exame aqui vai agilizar os outros procedimentos de saúde de que preciso. Achei bom o atendimento e atenção de todos”, comentou.
Maria Dalva de Souza acompanhou a amiga Kátia e também falou sobre o projeto. “Eu achei ótima a iniciativa, fomos muito bem atendidas, deu para sentir o carinho das pessoas”, disse.
Moradora do bairro Porto do Carro, Maria Aparecida Lucatelli Gabina também foi atendida no primeiro dia de projeto. “Eu me surpreendi por ter sido chamada aqui hoje. O pessoal foi super bacana, muito atencioso. Tudo muito bom”, destacou.
Além dos procedimentos de saúde, quem passou pela praça nesta segunda (18) teve acesso a serviços gratuitos de corte de cabelo, tranças, manicure, designer de sobrancelhas, terapia holística, auriculoterapia, terapia ocupacional, atividades físicas, técnicas de autoajuda, aferição de pressão arterial, medição de glicose e oficina de trabalhos manuais. Houve, ainda, sorteio de plantas entregues pela Secretaria de Agricultura e produtos de beleza, oferecidos pelo Instituto Embelleze.
Na oportunidade, a fisioterapeuta Márcia Brandão Fanelli conversou com os presentes sobre os sintomas, possíveis tratamentos e meios de prevenção do câncer do colo do útero, endométrio, retal e de mama.
Em comemoração ao Mês das Mulheres, o projeto tem como público-alvo as cidadãs aldeenses. São oferecidos 200 procedimentos por dia, a pacientes agendados, com atendimentos das 8h às 17h.
Sobre o Projeto Saúde Móvel
Período: 18 a 22 de março
Local: Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), no Centro
Horário: 8h às 17h
Público-alvo: Pacientes agendados pela Regulação Municipal
Exames: Ecocardiogramas, ultrassonografias e raio X