Procon aldeense marca presença na primeira edição do Riocon

Congresso das Relações de Consumo aconteceu na quarta-feira (31), na capital Fluminense

Os agentes do Procon de São Pedro da Aldeia participaram, na quarta-feira (31/05), do primeiro Congresso das Relações de Consumo (Riocon). O encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi promovido pelo Procon carioca e teve como objetivo discutir políticas públicas de proteção e defesa do consumidor, com a participação de membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Na ocasião, representaram o município o diretor do Procon aldeense, Eduardo Gomes, e as servidoras Gabriela Patrocínio e Laís Carvalho.

O evento foi oferecido de forma gratuita aos integrantes dos Procons Municipais e debateu temas como fakenews, superendividamento, planos de saúde, novas tecnologias e questões judiciais. As palestras também aprofundaram assuntos de relevância na defesa do consumidor, como o empréstimo consignado e a reparação de danos aos consumidores.

Foto: Divulgação/PMSPA

Para o diretor do Procon aldeense, Eduardo Gomes, a participação no Congresso foi importante para o aperfeiçoamento do município. “Ampliamos o conhecimento e perspectiva sobre temas tão atuais e complexos como o superendividamento e empréstimo consignado. O aumento da dívida dos brasileiros é uma realidade e os consumidores precisam ser protegidos em eventuais abusos por parte das instituições financeiras. Estaremos sempre aprimorando os conhecimentos para levar melhores soluções e proteção aos direitos do consumidor aldeense”, disse.

O congresso contou com a participação do diretor-executivo do Procon carioca, Igor Costa; do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, da defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Cardoso, do presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, da subprocuradora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Ediléa Cesario, e da delegada da Delegacia do Consumidor (Decon), Liliane Olimpio.