O Procon de São Pedro da Aldeia faz um alerta aos consumidores a respeito dos casos de produtos que têm seu conteúdo reduzido, seja na unidade ou quantidade, sem reajuste de valor. A prática é conhecida como “reduflação”, uma estratégia adotada por algumas empresas de varejo devido a alta inflação do país.
Apesar da alternativa estar dentro da lei, o Procon destaca que o consumidor não pode ser levado a acreditar que está comprando o produto com a mesma quantidade adquirida habitualmente. Por isso, é de responsabilidade dos fabricantes incluírem um aviso de redução que seja claro e não deixe margem para engano.
Já é possível notar a estratégia em produtos como papel higiênico, biscoitos e embalagens de aveia, por exemplo. De acordo com o Ministério da Justiça, o fabricante é obrigado a informar a redução do volume em seus produtos por seis meses.
O diretor do Procon aldeense, Márcio Lisboa, destaca que, para uma empresa adotar essa estratégia, é necessário informar as alterações realizadas nos produtos de forma explícita. “Os consumidores que notarem essa diferença nas embalagens, sem um aviso claro, o que torna a prática infrativa, podem procurar presencialmente a nossa sede para realizar a denúncia”, explicou.
É possível, ainda, fazer essa denúncia ou buscar mais informações por meio dos canais de comunicação do órgão. O telefone é o (22) 2627 6086, que também recebe mensagens via WhatsApp; e-mails devem ser enviados para o endereço procon.spa@pmspa.rj.gov.br; para contato via Facebook, basta acessar a página oficial do Procon aldeense. Clique aqui.
O Procon de São Pedro da Aldeia fica na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum. O atendimento é feito das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.