Procon de São Pedro da Aldeia alerta consumidores para a “reduflação”

Prática consiste na redução da quantidade de um produto sem diminuir o preço
Procon orienta sobre reduflação

O Procon de São Pedro da Aldeia faz um alerta aos consumidores a respeito dos casos de produtos que têm seu conteúdo reduzido, seja na unidade ou quantidade, sem reajuste de valor. A prática é conhecida como “reduflação”, uma estratégia adotada por algumas empresas de varejo devido a alta inflação do país. 

Apesar da alternativa estar dentro da lei, o Procon destaca que o consumidor não pode ser levado a acreditar que está comprando o produto com a mesma quantidade adquirida habitualmente. Por isso, é de responsabilidade dos fabricantes incluírem um aviso de redução que seja claro e não deixe margem para engano. 

Já é possível notar a estratégia em produtos como papel higiênico, biscoitos e embalagens de aveia, por exemplo. De acordo com o Ministério da Justiça, o fabricante é obrigado a informar a redução do volume em seus produtos por seis meses.

Reduflação é uma estratégia de fornecedores.

O diretor do Procon aldeense, Márcio Lisboa, destaca que, para uma empresa adotar essa estratégia, é necessário informar as alterações realizadas nos produtos de forma explícita. “Os consumidores que notarem essa diferença nas embalagens, sem um aviso claro, o que torna a prática infrativa, podem procurar presencialmente a nossa sede para realizar a denúncia”, explicou. 

É possível, ainda, fazer essa denúncia ou buscar mais informações por meio dos canais de comunicação do órgão. O telefone é o (22) 2627 6086, que também recebe mensagens via WhatsApp; e-mails devem ser enviados para o endereço procon.spa@pmspa.rj.gov.br; para contato via Facebook, basta acessar a página oficial do Procon aldeense. Clique aqui

O Procon de São Pedro da Aldeia fica na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum. O atendimento é feito das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui