Search

Professores do Segundo Segmento participam de encontro de formação

O curso é realizado no Centro de Formação Continuada, na sede da Secretaria de Educação
Professores do Segundo Segmento participam de formação de Língua Portuguesa

Após dois anos sem ações presenciais, os professores do 6º ao 9º ano da rede municipal de São Pedro da Aldeia voltaram a se encontrar e compartilhar experiências durante os encontros de formação. A Secretaria de Educação realiza, durante toda a semana, a formação de docentes do 2º segmento nas áreas de Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História e Educação Física. O objetivo é promover a integração dos profissionais, resgatar saberes consolidados durante a pandemia da Covid-19 e oportunizar o compartilhamento de práticas pedagógicas. 

Formação Segundo Segmento - Arte
Formação de Arte
Foto: Divulgação

Coordenadora do Segundo Segmento e de Língua Portuguesa, Cristina Braga falou da importância da iniciativa. “Esse é um momento muito rico, em que o professor vai traçar o seu planejamento, criar suas estratégias e fundamentar o seu trabalho diretamente com o coordenador do componente curricular dele. Os oitos encontros servem para alinharmos a priorização curricular municipal, vendo como ela está sendo desenvolvida e o funcionamento em cada escola. As formações são muito ricas, por isso, nós oferecemos as estratégias, o estudo da priorização e da BNCC, além da oportunidade de compartilhar experiências”, explicou. 

Formação Segundo Segmento - Ciências
Formação de Ciências
Foto: Bruninho Volotão

Os encontros de cada componente curricular têm como tema central “Resgatando saberes e vínculos: desafios e perspectivas para a construção da aprendizagem significativa”. Ao todo, 200 profissionais participam da formação, sendo 15 de Arte, 28 de Ciências, 57 de Língua Portuguesa, 15 de Língua Inglesa, 45 de Matemática, 21 de História e 19 de Educação Física. Em São Pedro da Aldeia, 12 unidades escolares atendem alunos do segundo segmento. 

Formação Segundo Segmento - Língua Portuguesa
Formação de Língua Portuguesa
Foto: Bruninho Volotão

Com metodologia participativa, as formações oferecem material de apoio com slides, exercícios práticos e dinâmicas. Os docentes têm a oportunidade de compartilhar seus portfólios, disponibilizando para consulta da turma suas atividades de sucesso. O curso conta com carga horária de 80 horas e oito encontros presenciais, que são promovidos de forma mensal nos turnos da manhã e tarde. 

Formação de Ciências
Foto: Bruninho Volotão

A semana de formação do segundo segmento, que aborda cada disciplina de forma individual, continua nesta quinta-feira (24), com os docentes de Matemática e História, e na sexta-feira (25) com Educação Física. Os professores de Arte abriram o retorno dos encontros presenciais, seguidos pelos profissionais de Ciências, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Os encontros de formação são conduzidos por cada coordenador de área. São eles: Rosângela Perez (Arte), Marciele Santos (Ciências), Cristina Braga (Língua Portuguesa), Rose Mary Evangelista (Língua Inglesa), Leila Márcia Moura (História), Angelle Hipólito (Matemática) e Igor Salles (Educação Física). A Coordenação do Segundo Segmento conta ainda com o assessoramento pedagógico de Sheila Soares e Sandra Jordão.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui