A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia marcou presença na capacitação “Monitoramento clínico-epidemiológico das pessoas vivendo com HIV/aids” direcionada aos municípios do Estado do Rio de Janeiro com mais de 100 mil habitantes. A iniciativa teve como objetivo atualizar e capacitar profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
A capacitação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro em três encontros. A médica infectologista Fabiana Monteiro, a coordenadora do SAE, Vancleia Carneiro, e a enfermeira Martha Eugênia representaram a Prefeitura na ocasião.
A iniciativa buscou orientar e capacitar coordenadores estaduais e municipais de IST e HIV/AIDS, coordenadores de Grupos de Vigilância Epidemiológica e de regiões de Saúde, além de profissionais dos serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com o vírus.
Em São Pedro da Aldeia, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) é responsável pela realização de testes e o acompanhamento de pacientes vivendo com HIV e outras doenças infecto parasitárias. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Antônio Benedito Siqueira, n° 387, Centro.