Programa Cívico Militar na Escola M. Profª Miriam Alves Guimarães será implantado nesta sexta-feira (10)

Celebração também registrará a entrega da reforma realizada em todo o prédio da escola

Nesta sexta-feira (10), a Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, em São Pedro da Aldeia, receberá a implantação do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) por meio de cerimônia solene, que contará com a presença de autoridades da Marinha, representantes do poder legislativo e executivo. Oficializada por meio da Portaria n° 569, a unidade se tornará a primeira escola pública da Região dos Lagos a receber o modelo de ensino, que tem por objetivo o resgate de valores e a disciplina, sem deixar de focar nas principais competências pedagógicas.

Além do lançamento do PECIM, será entregue a reforma realizada na unidade do bairro Fluminense. Com os ambientes totalmente restaurados e pintados, a Miriam está de visual novo, onde os alunos do segundo segmento de ensino também poderão contar com a quadra poliesportiva reformada, uma sala de atendimento aos responsáveis, e a reativação do auditório, interditado há quase três anos após apresentar problemas no teto. O local, que servirá para apresentações de projetos ligados ao ensino escolar, recebeu colunas e ajustes para garantir a segurança total do ambiente.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.

O evento será realizado às 15h desta sexta-feira (10), na quadra poliesportiva da própria unidade de ensino, localizada à Rua Comandante Ituriel, s/nº, no bairro Fluminense.