Programa de capacitação da Secretaria de Turismo forma a primeira turma em São Pedro da Aldeia

Composta por sete módulos, qualificação gratuita capacitou alunos para qualidade no atendimento ao turista
programa capacitação

O Turismo de São Pedro da Aldeia já pode contar com um grupo de 45 pessoas qualificadas no Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista. A Secretaria de Turismo entregou, na quarta-feira (11), os certificados de conclusão dos alunos que concluíram o curso. O programa promoveu aulas gratuitas e on-line para especialização do segmento turístico, oferecendo ao mercado pessoas capacitadas para um atendimento de qualidade e para a promoção segura do município aldeense como destino turístico.

O prefeito Fábio do Pastel destaca que o programa de capacitação é uma das iniciativas do Governo Municipal para fortalecer a economia do município por meio da Secretaria de Turismo. “Muito se fala em turismo de qualidade, mas este turismo depende muito de um bom atendimento. Acompanhei todo o conteúdo deste Programa e quero parabenizar a todos os 45 alunos que concluíram esta primeira edição com louvor, agradecer aos nossos professores pela dedicação e empenho. Também aproveito para anunciar que, no próximo mês, iremos abrir as inscrições para a segunda edição do Programa”, disse.

Encontro aconteceu na Câmara Municipal
Foto: Renato Fulgoni

Para a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, os alunos qualificados pelo programa são os multiplicadores da proposta de capacitação, o que vai fazer toda diferença para quem visitar a cidade. “Essa é uma iniciativa inédita no estado do Rio de Janeiro e, graças aos nossos professores e à ampla divulgação que os próprios alunos estão dando, nós vamos partir para uma segunda edição. São Pedro da Aldeia é uma referência histórica, hoje também é referência gastronômica e nosso turismo rural tem atrativos, tanto de belezas naturais, quanto de serviços, e nós precisamos divulgar tudo que esteve escondido em nosso município”, ressaltou.

A secretária Andrea Tinoco conduziu a cerimônia
Foto: Renato Fulgoni

A cerimônia de entrega dos certificados reuniu professores, alunos e acompanhantes na Câmara Municipal. O evento foi durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, contando com a presença de conselheiros do órgão e da presidente da Associação Comercial, Turística, Industrial, e Agrícola (ACIASPA), Léia Machado.

Francisco Luiz, um dos alunos certificados pela capacitação, é guarda municipal em São Pedro da Aldeia e acredita que o programa irá auxiliá-lo no desenvolvimento do trabalho. “Turismo também é segurança pública. Como agente da Guarda na cidade, vivi situações em que não tinha conhecimento técnico para dar uma informação precisa ao turista. Hoje, tenho mais condições de informar, porque esse curso me capacitou. Agradeço a todos os envolvidos nessa realização, que nos ofereceu o conhecimento necessário para proporcionar ao turista da nossa cidade um atendimento de qualidade”, afirmou.

O aluno Francisco Luiz compartilhou sua experiência
Foto: Renato Fulgoni

Quem também concluiu o curso com aproveitamento foi a guia de turismo e professora de História e Geografia Dalva Cleia. “Sou natural de São Gonçalo e me mudei de vez para São Pedro da Aldeia durante a pandemia, sou uma apaixonada pela cidade. Com a minha amiga Janete, que veio me acompanhar, consegui descobrir lugares lindíssimos no município, que até então eu não conhecia. Logo fiquei sabendo desse curso, me inscrevi e, hoje, me sinto muito honrada de ter feito parte dessa turma pioneira. Quero agradecer, em nome dos outros alunos, aos professores que nos ensinaram e nos passaram tanta coisa importante” destacou.

A aluna Dalva recebe seu certificado
Foto: Renato Fulgoni

PROFESSORES VOLUNTÁRIOS

Para realizar a primeira edição do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista, a Secretaria Municipal de Turismo contou com o apoio de professores voluntários, totalizando sete aulas. O curso foi ministrado em vídeos, disponibilizados quinzenalmente, e em parceria com o Centro de Formação Continuada (CEFOR) da Secretaria de Educação.

De acordo com o responsável pelo módulo “Turismo Histórico Cultural”, Geraldo Ferreira, é por meio desses alunos que a qualidade do turismo de São Pedro da Aldeia será percebida pelos turistas que visitarão a cidade. “Eu tive uma oportunidade rara de acompanhar o desenvolvimento do Turismo em nossa terra durante muitos anos, então foi um prazer muito grande ter recebido esse convite para compartilhar algumas coisas sobre a importância do segmento para São Pedro da Aldeia. Estamos iniciando um novo ciclo e, para isso, foi altamente importante a qualificação das pessoas que trabalham no Turismo. Era uma ideia muito esperada, mas que faltava ser colocada em ação e, afinal, ela foi realizada”, declarou.

Geraldo Ferreira e todos os professores voluntários do curso também foram certificados
Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, a guia de turismo Juliane Carvalho, professora do módulo “Atrativos e Serviços Turísticos”, parabenizou os formandos. “O curso só aconteceu porque os alunos acreditaram na gente também, isso se confirmou quando vimos o número de inscritos, com pessoas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras cidades super interessadas. São Pedro da Aldeia está, finalmente, tendo um olhar para o Turismo. É a minha profissão e a cidade que eu amo e a Secretaria de Turismo está fazendo um excelente trabalho. Agradeço à secretária Andrea pela ideia e a toda equipe pelo trabalho realizado”, disse. 

A iniciativa contou, ainda, com o apoio de Mário Márcio Soares, no módulo “Educação para Limpeza Urbana”; Vera Heringer no “Marketing Turístico”; Ubirajara Barenco com “Turismo Rural”; Francisco R. Guimarães Neto no “Turismo de Base Comunitária” e Gabrielli Barreto na “Qualidade no Atendimento ao Turista”. 

Esq. para dir. – presindente do Conselho Municipal de Turismo, Fábio Valente; um dos professores do curso, Ubirajara Barenco, e a secretária de Turismo, Andrea Tinoco
Foto: Renato Fulgoni

“Contar com voluntários, algumas pessoas que nem nos conheciam e acreditaram na ideia, para nos brindar com o seu conhecimento foi fundamental. Foi essa equipe e os professores que nos ajudaram a tirar o programa do campo das ideias e transformá-lo em conteúdo para todos os alunos”, finalizou a secretária de Turismo, Andrea Tinoco.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui