Programa Melhor em Casa ministra treinamento técnico para profissionais de Rio Bonito

Equipe aldeense, que é referência nacional de qualidade, compartilhou os conhecimentos e as experiências da iniciativa no município

O Programa Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia ministrou um treinamento técnico para profissionais da Saúde da cidade de Rio Bonito. A equipe aldeense, que é a única da Baixada Litorânea e referência nacional na qualidade dos serviços prestados, compartilhou os conhecimentos e experiência adquiridos ao longo da execução da iniciativa no município. O treinamento também contou com visitação ao pronto-socorro e ao setor de Atenção Domiciliar.

No encontro, foram abordados o fluxo de atendimento na casa do paciente, o procedimento de desospitalização, a avaliação da evolução dos assistidos, além de apresentação das diretrizes do programa e de como o acompanhamento dos pacientes é transmitido ao Ministério da Saúde.

“São Pedro da Aldeia mais uma vez está à frente, qualificando outros Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Somos unidos dentro do programa federal e estamos à disposição do Ministério da Saúde e abertos para realizar treinamentos a outras cidades. O nosso objetivo é que todos executem o programa com qualidade e eficiência para o melhor benefício dos pacientes”, disse o diretor municipal de Atenção Domiciliar, responsável pelo programa, Júnior Curcino.

Participaram do treinamento a coordenadora de Atenção Básica e Domiciliar da cidade de Rio Bonito, uma nutricionista e fisioterapeuta. “Que sejamos sempre o modelo de referência proposto pelo Ministério da Saúde. O conhecimento técnico da nossa equipe, junto com o gerenciamento feito dia após dia, foi passado para que Rio Bonito exerça, também, esse programa de alta relevância social”, concluiu Júnior Curcino.

Programa Melhor em Casa

O programa federal Melhor em Casa realiza o tratamento domiciliar de pacientes com quadros agudos ou com necessidades especiais, por meio de acompanhamento diário de uma equipe multiprofissional na casa do assistido.

O serviço promove a desospitalização, que é a assistência dada por profissionais da Saúde fora do ambiente hospitalar, proporcionando atendimento mais humanizado aos pacientes. Durante as visitas domiciliares, os profissionais do programa também identificam, orientam e capacitam um ou mais cuidadores do usuário, estimulando a participação ativa dos familiares no processo do cuidado e a ampliação da autonomia da família.