Search

Programa “Melhor em Casa” qualifica cuidadores de idosos

Equipe multidisciplinar destaca a importância do atendimento especializado

Cuidadores de idosos com mobilidade restrita passaram por um curso de qualificação oferecido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O curso “Quando o cuidador é o familiar”, que foi realizado no Cine Estação São Pedro, é uma iniciativa das secretarias de Saúde (SESAU) e Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).  

Durante dois dias, os cuidadores receberam orientação de uma equipe multidisciplinar do programa federal “Melhor em Casa”, responsável por oferecer os serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem a idosos que não saem de casa por alguma comorbidade. Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) também participaram do curso. 

Os cuidadores foram selecionados e convidados pelo “Melhor em casa” e tiveram a oportunidade de conhecer os principais conceitos do cuidado com os idosos: higiene pessoal, nutrição, medicamentos, envelhecimento, atividade física, transtornos mentais em idosos, segurança, senilidade, além da assistência social prestada de forma articulada com a saúde. 

O diretor municipal de Atenção Domiciliar, Junior Curcino, enfatizou que o atendimento humanizado é atualmente a dinâmica de toda a administração municipal. “É muito importante toda a equipe atuar conjuntamente e por isso abordamos os temas do dia a dia das pessoas durante as palestras. A presença do cuidador no contexto domiciliar é muito importante no progresso da recuperação e reabilitação da saúde do paciente, quando segue as orientações da equipe técnica. Somente assim eles ficam capacitados no atendimento e nos cuidados aos idosos”, detalhou o diretor. Júnior completou, ainda, afirmando o carinho que envolve a atividade. “somos nós que fazemos a ponte entre o hospital e a casa e, por isso, sempre estamos aprendendo a trabalhar com o outro, que é o amor da vida de alguém: fomos escolhidos para essa missão”, completou o diretor.  

As aulas foram ministradas pela conselheira suplente do CMDI, Marcelle Biondini de Oliveira Ribeiro; o Coordenador da Atenção Domiciliar, Junior Curcino; a psicóloga do Melhor em Casa, Anna Carolina; a nutricionista Ingrid Beranger e a fisioterapeuta, Tassiane Costa. Também estiveram presentes no evento a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SASDH, Luciana de Oliveira; a titular da coordenação das políticas dos Direitos do Idoso (SASDH), Camila Oliveira, o técnico de enfermagem Vander Alexandre de Paula e a responsável pela parte administrativa do programa, Catia Faria.

O Melhor em Casa é um programa de atendimento domiciliar a idosos e as visitas são realizadas diariamente pelas equipes multiprofissionais. Cerca de 150 pacientes são atendidos por mês pelo Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde aldeense. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui