O Programa Saúde na Escola (PSE) abriu o segundo semestre letivo com uma programação especial na Escola Municipalizada Elizio da Costa Moreira, localizada no bairro Três Vendas, em São Pedro da Aldeia. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (05/08) e contemplou diversas etapas da Educação Básica, com atividades voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças.
A ação foi realizada em parceria com estudantes de Nutrição da universidade Unopar e as atividades foram administradas para todos os alunos da unidade escolar. Para os pequenos da Educação Infantil, as alunas da Unopar lecionaram atividades lúdicas de alimentação saudável e saúde bucal. Para isso, explicaram sobre a importância das cores dos alimentos, riscos de consumo excessivo de alimentos industrializados. A dentista Júlia Santos e a auxiliar de saúde bucal, Danielly Bersot, abordaram, de forma prática, a escovação correta dos dentes e entregaram kits de higiene oral.



Já para os alunos do Ensino Fundamental, além da conversa sobre alimentação saudável, a agente de endemias Roseane Moncada ensinou os estudantes a identificarem locais propícios à proliferação da dengue por meio de dinâmica com um jogo da memória, orientando sobre os principais sinais e sintomas da doença. A assistente social Jéssica Moura conduziu um diálogo com os alunos sobre os tipos de bullying, destacando a importância do respeito ao próximo. Por fim, também foi verificada a situação vacinal dos estudantes.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Eduarda Cardoso, reforça a importância dessas ações para a comunidade escolar. “Retomar as atividades do PSE é garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a informações e práticas que impactam diretamente sua saúde e bem-estar. Cada ação nas escolas reforça a prevenção, o cuidado coletivo e o papel da escola como um espaço de promoção da saúde”, afirmou.

O Programa Saúde na Escola, ao integrar o conhecimento de profissionais de saúde e estudantes universitários, demonstra a importância de uma abordagem multidisciplinar para o bem-estar infantil, preparando as crianças para um futuro mais saudável e consciente. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.